maio 19, 2024

Vacina contra HPV ajuda na prevenção de seis tipos de câncer

 Vacina contra HPV ajuda na prevenção de seis tipos de câncer

A vacina contra o HPV ajuda na prevenção de seis tipos de câncer que podem acometer os órgãos sexuais e a região da boca. Em Feira de Santana, o imunizante está disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, para crianças e adolescentes entre nove e 14 anos.

Segundo Vanessa Sampaio, coordenadora do Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o imunizante é a forma mais segura e eficaz para prevenir essas doenças.

“Apesar da relação sexual ser a principal maneira de transmissão do vírus HPV, ela não é a única. As pessoas que estão numa relação com parceiro fixo não estão livres de uma possível contaminação porque ela pode ocorrer através do contato direto com qualquer parte da pele infectada ou com objetos e materiais de pessoas infectadas”, explicou.

Além das crianças e adolescentes, a vacina também é ofertada a pessoas imunossuprimidas de nove a 45 anos que vivem com HIV/AIDS, vítimas de violência sexual, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.

Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. Entretanto, a aplicação em menores de 18 anos é feita somente na presença dos pais ou responsável legal.

À noite, a imunização também pode ser realizada nas Unidades de Saúde da Família (USFs) vinculadas ao Programa Saúde na Hora, com funcionamento ampliado das 8h às 20h30. São elas: Campo Limpo I, V e VI, Liberdade I, II e III, Queimadinha I, II e III, Parque Ipê I, II e III, Videiras I, II e III e Rua Nova II, III e Barroquinha.

Fonte Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?