Lula lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis
Uefs se destaca em avaliação internacional

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está entre as instituições com requisitos de excelência para inclusão no World University Rankings, publicado pela consultoria Times Higher Education, do Reino Unido. Desta vez, 2.191 instituições foram avaliadas mundialmente e a Uefs ocupa a posição 1.500. No recorte nacional, a Instituição está na 42ª posição, entre as 81 universidades brasileiras presentes no ranking.
Cinco áreas de avaliações fizeram parte da análise: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade da pesquisa, relação com a indústria e desempenho internacional. Na área de ensino, são avaliados indicadores como a existência de mestrados e doutorados, a equidade de gênero na composição do corpo docente, a proporção de alunos/professor, o número de graduados por ano e a reputação do ensino.
A Uefs se destaca por ter um corpo docente com 54% de mulheres, uma proporção de 1 professor efetivo para cada 11 alunos matriculados, formar 890 alunos por ano e pontuar o índice de 21,4 no quesito ensino. Na área de ambiente de pesquisa, são avaliados indicadores como o número de artigos publicados/docente, o orçamento destinado à pesquisa e a reputação da instituição na comunidade mundial de pesquisadores. A Uefs pontuou o índice 22,6 em influência de pesquisa e 18,7 em qualidade de pesquisa.
No quesito desempenho internacional a Universidade também se destacou após avaliação sobre o número de artigos publicados em coautoria com pesquisadores estrangeiros, o número de pesquisadores estrangeiros no corpo docente e os dados de mobilidade internacional de estudantes da instituição. Vale destacar que a Uefs envia todos os anos cerca de 100 estudantes para estudo em mobilidade em universidades de diversos países, além de receber dezenas de estudantes estrangeiros nos seus cursos, de forma crescente.
Para a reitora da Uefs, professora Amali Mussi, os resultados divulgados por esse ranking internacional confirmam o bom desempenho da Uefs em avaliações de alcance global e demonstram o crescimento constante da universidade, fruto de investimentos contínuos em ensino, pesquisa e extensão.
“É importante lembrar, contudo, que toda avaliação externa possui limitações e nem sempre contempla dimensões que são fundamentais para nós, como as políticas de extensão e de permanência estudantil — pilares da nossa atuação institucional. A leitura desses indicadores em um contexto internacional também nos permite refletir sobre nossas práticas internas, fortalecendo o compromisso da Uefs em ampliar seus resultados e seguir oferecendo uma educação pública, gratuita e de qualidade”, destacou.
Fonte Ascom UEFS