junho 22, 2024

Prefeitura oferecerá assessoria técnica para obras da escola agrícola do SENAR

 Prefeitura oferecerá assessoria técnica para obras da escola agrícola do SENAR

Encontro ocorreu nas instalações do Parque de Exposição

A Prefeitura de Feira de Santana disponibilizará assistência técnica ao SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para a construção da escola agrícola no Parque de Exposição João Martins da Silva. A instalação do Centro de Excelência em Zootecnia foi o foco de uma reunião realizada na tarde dessa quarta-feira (18), envolvendo o secretário de Agricultura, Pedro Américo; o superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey; e o chefe de Gabinete do Prefeito, Fanael Ribeiro.

O encontro ocorreu nas instalações do Parque de Exposição João Martins da Silva. O Centro de Excelência em Zootecnia será construído com recursos do SENAR em uma área de 20 mil metros quadrados cedida pela Prefeitura. Inicialmente orçado em R$ 15 milhões, o projeto teve seu investimento dobrado pelo SENAR. O empreendimento inclui a construção de um auditório com capacidade para aproximadamente 200 pessoas, áreas de qualificação, formação e laboratórios. Atualmente, está em andamento o processo de licitação.

O superintendente de Operações e Manutenção (SOMA), João Vianey, explicou que a assistência técnica fornecida pela Prefeitura ao SENAR abrange diversos aspectos da obra, incluindo implantação, fundação e drenagem. “Devido à importância da obra e à complexidade da infraestrutura envolvida, a SOMA está presente para oferecer apoio técnico”, destacou.

O secretário de Agricultura, Pedro Américo, enfatizou que a implantação do Centro de Excelência representa um marco para o setor em Feira de Santana e na região. “No processo de reforma do Parque de Exposições, a Prefeitura Municipal buscou uma parceria com o SENAR e a CNA com o objetivo de estabelecer um centro de qualificação no Parque de Exposições. Esse projeto cresceu e tomou forma, resultando em um centro de excelência com cursos de nível técnico e superior, de alta qualidade, com ênfase especial na área de zootecnia, além de abranger a produção pecuária, a produção de alimentos e a agricultura”.

Pedro Américo observa que a expectativa é que dentro de dois anos a obra esteja concluída. “Este projeto está à altura do que Feira de Santana merece. Acredito que, após a conclusão da licitação em 30 dias, teremos a inauguração deste espaço nos próximos dois anos. Isso será de grande importância para jovens, mulheres, trabalhadores rurais e pecuaristas”, concluiu.

O Centro de Excelência em Zootecnia ofertará uma variedade de cursos e treinamentos especializados, juntamente com recursos que oferecem acesso a informações atualizadas sobre práticas de manejo animal e avanços tecnológicos. Além de ser um centro de ensino, o local também desempenhará o papel de um centro de pesquisa, fomentando estudos de relevância para a região e contribuindo para o progresso sustentável da agropecuária.

Secom – Foto: Izinaldo Barreto

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?