junho 23, 2024

Mais de 3,2 mil estudantes da rede estadual de ensino são aprovados em universidades públicas e gratuitas

 Mais de 3,2 mil estudantes da rede estadual de ensino são aprovados em universidades públicas e gratuitas

Foto: Divulgação/UEFS

Mais de 3,2 mil estudantes da rede estadual de ensino que cursaram a 3ª série do Ensino Médio em 2022 foram aprovados em universidades públicas por meio de processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), e conforme pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O levantamento foi realizado pela Secretaria da Educação da Bahia junto a instituições de ensino superior estaduais e federais com campus no estado da Bahia.

A aprovação é resultado do fortalecimento do processo formativo na rede estadual de ensino e de projetos como Universidade para Todos (UPT). Destinado ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes para acesso ao Ensino Superior, o programa é realizado em parceria com as quatro universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb). As vagas são destinadas aos estudantes que estiverem regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular nas redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes) ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio das redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes), além de egressos do Ensino Médio das redes estadual ou municipais do Estado da Bahia.

O levantamento da SEC, que aponta a aprovação de pelo menos 3.249 estudantes da rede estadual, não contemplou a aprovação em instituições de ensino superior particulares. Nas universidades públicas, sejam elas estaduais ou federais, a aprovação contemplou estudantes de mais de 370 cidades baianas que estudaram, em 2022, em colégios de todos os 27 territórios de identidade da Bahia.

Fonte: Ascom/SEC

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?