agosto 25, 2025

Feira de Santana: Presidente de conselho afirma que falta de acessibilidade é ‘violação de direitos’ e não apenas discriminação

 Feira de Santana: Presidente de conselho afirma que falta de acessibilidade é ‘violação de direitos’ e não apenas discriminação

Rosa Costa diz que a sociedade não está preparada para atender a comunidade, citando a falta de intérpretes de Libras e rampas de acesso.

A inauguração de um consultório para perícia de CNH para pessoas com deficiência (PcD) em Feira de Santana, na última sexta-feira (22), foi celebrada como um avanço para a autonomia da comunidade. Contudo, em entrevista à Rádio Subaé, a presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Rosa Costa, usou a ocasião para destacar que a luta da comunidade vai muito além e que a falta de estrutura é, na verdade, uma “violação de direitos”.

“Na realidade, além da discriminação, é a violação de direitos”, pontuou Rosa Costa. Ela argumentou que a sociedade não está preparada para atender as pessoas com deficiência, transformando a falta de acessibilidade em um impedimento direto ao direito de ir e vir e de participar plenamente da vida pública.

Para as pessoas com deficiência auditiva, a ausência de tradutores de Libras em praticamente todos os lugares impede a comunicação.

Pessoas com deficiência visual enfrentam a falta de pisos táteis e letras grandes, tornando a locomoção e o acesso à informação um desafio.

Cadeirantes são impedidos de entrar em estabelecimentos, como lojas no centro de Feira, pela falta de rampas de acesso.

Segundo Rosa Costa, a luta por direitos é constante e o novo consultório, apesar de ser um “ganho”, é apenas uma pequena parte do que é necessário. O Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência tem cobrado o poder público, em reuniões com o prefeito e o governo do estado, por mais iniciativas de inclusão e capacitação para a comunidade.

“É uma luta diária, eu não digo nem diária, é momentânea, porque é o tempo todo lutando para que as pessoas com deficiência sejam vistas pela sociedade de Feira de Santana, do Brasil como um todo”, concluiu.

Blog Central de Polícia, com informações e foto Denivaldo Costa (Rádio Subaé)

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?