maio 19, 2024

Estudantes da Escola Municipal Luciano Ribeiro fazem releituras e criam obras de artes

 Estudantes da Escola Municipal Luciano Ribeiro fazem releituras e criam obras de artes

Aproximar a arte e cultura dos estudantes do 1º ao 5º ano

Releituras de obras artísticas, produção de esculturas e mandalas africanas, pinturas rupestres fizeram parte da 2º Exposição de Arte e Criatividade, da Escola Municipal Prof. Luciano Ribeiro Santos no bairro Parque Lagoa do Subaé. O objetivo foi aproximar a arte e cultura dos estudantes do 1º ao 5º ano – cada turma representou um tema.

Júlia Martins, do 5º ano, utilizou grãos de arroz e feijão pintados para construir a sua mandala. Com a atividade conheceu mais sobre a cultura africana, aprendeu sobre formas geométricas e expressou as emoções através da arte. “Aprendi bastante e o que mais gostei foi a colagem, consegui expressar o que estava pensando”, afirmou.

“Percebemos que as crianças chegaram do período pós-pandêmico mais retraídas, então decidimos trabalhar a criatividade deles. Desde junho, começamos a preparar as pesquisas e produções com assuntos ou materiais que fossem próximos da realidade dos alunos”, explicou a Coordenadora Pedagógica da escola, a professora Delma Batista.

A turminha do 1º ano do Ensino Fundamental abordou ‘Brincadeiras de Criança’, do artista plástico Ivan Cruz, em lindas pinturas na tela. A professora Juciene Nascim relatou que escolheu esse conteúdo pois é próximo das crianças dessa turma, que têm entre 6 e 7 anos, então elas se retrataram brincando e se divertindo.

E para prestigiar a exposição e toda dedicação dos alunos e equipe da unidade de ensino, a família não poderia ficar de fora. Lidiane Falcão da Silva, mãe de Nicolas Silva, do 3º ano Ensino Fundamental, fez questão de comparecer.

“Está tudo muito lindo, bem feito feito pelas crianças. E é muito bom pro aprendizado e crescimento deles fico muito orgulhosa” contou ao ver a releitura de ‘A Borboleta e o Peixe’ de Romero produzida por seu filho.

Ainda foram retratados nos trabalhos a Mosaico com material reciclado inspirado em Bel Borba (1º ano); releitura de Tarsila do Amaral e ‘Plantas brasileiras em aquarela (2º ano); esculturas de Juraci Dórea (4º ano); e ‘A origem da Arte’ com pinturas rupestres (5º ano).

Secom -Foto: Sara Silva

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?