junho 16, 2024

Equipes de saúde articulam estratégias de enfrentamento à raiva animal

 Equipes de saúde articulam estratégias de enfrentamento à raiva animal

Grupo de trabalho se reuniu na manhã desta terça-feira

As ações de combate à raiva animal foram debatidas pelo Comitê de Monitoramento na manhã desta terça-feira (17), na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para alinhar as estratégias de rastreamento, controle e evitar a transmissão do vírus em Feira de Santana.

Até o momento, o município registrou nove casos de raiva em morcegos, uma doença viral transmitida principalmente pela mordida de animais infectados, sendo potencialmente fatal tanto para seres humanos quanto para outros mamíferos.

No planejamento, o Comitê solicitou o reforço do 35º Batalhão de Infantaria e de clínicas veterinárias particulares nas ações de combate ao vírus. A comissão é formada pela Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Atenção Básica, Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ), Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), referências do Núcleo Regional de Saúde e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A equipe orienta a população caso encontre um morcego morto, acione o Centro de Zoonoses através do número (75) 9 9851-8583 para que o animal seja recolhido e submetido a exames, pois podem ser transmissores da raiva caso esteja infectado.

O CCZ segue intensificando a vacinação para cães e gatos nesta semana no distrito de Jaíba e nos bairros Santo Antônio dos Prazeres, Jardim Brasil, Mantiba, Jardim Cruzeiro, Lagoa Salgada e Feira X.

Secom Foto: Thiago Paixão

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?