maio 24, 2024

Controle da diabetes gestacional aliado ao pré-natal de alto risco é oferecido no Hospital da Mulher

 Controle da diabetes gestacional aliado ao pré-natal de alto risco é oferecido no Hospital da Mulher

Pacientes que buscam cuidados tardiamente podem se deparar com desafios adicionais

No Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher, a preocupação com a saúde da mãe e do bebê durante todo o processo de gestação se torna um compromisso firme, especialmente para gestantes que enfrentam condições médicas complexas, como a diabetes gestacional.

De acordo com o médico e obstetra, Marcílio Leite, o diagnóstico é prioridade e destaca que tem contribuído para isso através do treinamento dos residentes.

“É importante que os futuros médicos obstetras aprendam a fazer o diagnóstico e o tratamento de diabetes durante toda a gravidez”, afirma.

Esse diagnóstico, que afeta entre 7 e 10% das gestantes em algum momento da gestação não deve ser negligenciado devido as complicações que essa condição pode trazer.

Pacientes que são diagnosticadas com diabetes gestacional e conseguem controlar seus níveis glicêmicos têm um desfecho positivo na gravidez e no pós-parto. No entanto, é fundamental ressaltar a importância do acompanhamento precoce, observa o obstetra.

Lindinalva da Silva, paciente que lida com a diabetes gestacional e faz o pré-natal de alto risco no Hospital da Mulher, compartilha sua perspectiva sobre a importância do acompanhamento.

“Depois de ter recebido o diagnóstico, senti um pouco de medo. Porém, ao passar pela equipe médica daqui, fui bem tratada. Eles me explicaram o tratamento e as mudanças na minha alimentação, e eu já notei a diferença e pude perceber ainda mais a importância de ter esse acompanhamento”, destaca.

No entanto, pacientes que buscam cuidados tardiamente ou enfrentam dificuldades no controle da glicemia podem se deparar com desafios adicionais. Problemas como hipertensão e complicações relacionadas ao parto podem surgir. Bebês nascidos de mães com diabetes gestacional mal controlada podem enfrentar situações como hipoglicemia e necessitar de uma estadia prolongada na UTI neonatal.

Secom/foto: Victória Seixas

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?