CPI do Crime Organizado chama dois ministros e 11 governadores
Capacitação orienta enfermeiros sobre o uso da caneta de insulina reutilizável
O objetivo é preparar os profissionais para orientar corretamente os pacientes quanto ao manuseio do novo dispositivo
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta segunda-feira (3), uma capacitação voltada aos enfermeiros da Atenção Primária sobre o uso da caneta de insulina reutilizável.
O objetivo é preparar os profissionais para orientar corretamente os pacientes quanto ao manuseio do novo dispositivo, que está sendo implementado pelo Ministério da Saúde em substituição às canetas descartáveis.
Durante o treinamento, os enfermeiros aprendem sobre o funcionamento e as partes da caneta, como o pistão e o cartucho de insulina, além dos cuidados necessários para evitar danos ao equipamento. O novo modelo permite que o próprio paciente controle o preparo e a aplicação do medicamento.
“A caneta reutilizável é semelhante à já utilizada por muitos pacientes, mas apresenta uma importante diferença: é recarregável. Antes, as canetas vinham prontas, com a insulina já inserida, e eram descartadas após o uso. Agora, o paciente mantém o dispositivo e substitui apenas o cartucho, inserindo uma nova carga de insulina conforme orientação do profissional de saúde”, explica a referência técnica, Carla Paim.
A distribuição das canetas será realizada de forma gradativa, conforme o envio dos lotes pelo Ministério da Saúde. As unidades da Atenção Primária à Saúde ficarão responsáveis pela entrega aos pacientes contemplados.
Secom -Fotos: Renata Leite