Acesso exclusivo da linha BRT-2 ganha câmeras de videomonitoramento
Medida visa assegurar a mobilidade rápida para mais de 7 mil usuários
Duas novas câmeras de videomonitoramento da Prefeitura de Feira passam a integrar a fiscalização do Centro de Controle Operacional (CCO) no acesso transversal exclusivo à ônibus das linhas BRT-2, sob o viaduto Georgina Erisman.
A medida tem como objetivo assegurar o fluxo de 9 ônibus em 4 linhas BRT nesta via de acesso rápido que atende 7.500 passageiros, diariamente, através do corredor da avenida João Durval Carneiro.
“Quando o prefeito Colbert Filho determinou a abertura desta via de mobilidade rápida foi para beneficiar quem precisa de agilidade do transporte público nas viagens entre os deslocamentos de casa para o trabalho e no retorno ao final da jornada”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro.
O local foi sinalizado com placas indicativas, faixas de contenção, conjunto semafórico e painel LED [PMV] orientando sobre o uso exclusivo da via por ônibus. Entretanto, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) constatou que alguns condutores insistiam na prática de manobra arriscada com conversão em local proibido, as chamadas “roubadinhas”.
Segundo Cleudson Almeida, titular da SMT, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a infração é classificada como grave e a multa no valor de R$ 195,23, além de mais cinco pontos no prontuário. “As ações de fiscalização por videomonitoramento serão intensificadas nesta região”, afirma.
O novo acesso ampliou de 168 para 220 viagens e o deslocamento do usuário – do Centro ao vetor Norte do município – ficou 25 minutos mais rápido. Antes era necessário percorrer todo o trajeto do corredor BRT-1 Getúlio Vargas e parte da Noide Cerqueira, ocasionando atrasos no itinerário.
Secom Foto: Andrews Pedra Branca