junho 22, 2024

V Fórum de Estatística e Ciência de Dados do Nordeste aborda inteligência artificial

 V Fórum de Estatística e Ciência de Dados do Nordeste aborda inteligência artificial

Imagem ilustrativa. Foto: Divulgação/SEI

O V Fórum de Estatística e Ciência de Dados do Nordeste apresenta o tema A importância da estatística e da ciência de dados na era da inteligência artificial. O evento ocorrerá nos dias 19 de outubro, no canal YouTube/SEIBAHIA (com transmissão também via Zoom), e 20 de outubro, no auditório da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), com transmissão on-line no mesmo canal. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas no site fec.sei.ba.gov.br.

O fórum é realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre-5) e o Departamento de Estatística da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Este ano, o tema da Inteligência Artificial (IA) será o foco das discussões. A programação apresenta, dia 19, a partir das 18h30, o minicurso on-line Do dado ao diálogo: um hands-on com LangChain e ChatGPT, com a estatística Pétala Tuy, mestra em ciência da computação e doutoranda na área de visão computacional da Ufba, que atua desenvolvendo projetos de Visão Computacional, NLP, Generative AI e Cloud Computing.

Dia 20, das 13h30 às 17h, no auditório da SEC (5ª Avenida, nº 550, Centro Administrativo da Bahia – CAB), com transmissão ao vivo (YouTube/SEIBAHIA), as palestras e mesa redonda também discutem a IA, suas aplicações, perspectivas, desafios e oportunidades. Participam nomes como Ricardo Rocha, doutor e especialista em Data Science e Inteligência Artificial; Júnia Ortiz, especialista em Ciência de Dados e Big Data e doutora em Comunicação pela Ufba; Leandro Andrade, professor e pesquisador de Tecnologia da Informação da Escola de Administração da UFBA; e Raydonal Ospina, professor doutor do Departamento de Estatística da Ufba.

O fórum é um evento bianual que abrange todos os estados nordestinos – cobertos pelo Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre-5). Profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas de estatística e ciência de dados de todo o país são bem vindos.

Fonte: Ascom/SEI

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?