maio 19, 2024

UBS Serraria Brasil promove caminhada contra dengue

 UBS Serraria Brasil promove caminhada contra dengue

Fotos: Divulgação/SMS

Caminhada percorreu várias ruas do bairro Serraria Brasil
Nesta segunda-feira (12), a equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro Serraria Brasil promoveu uma caminhada de combate à dengue. A mobilização, que contou com o apoio da Vigilância Epidemiológica, percorreu as ruas Cupertino Lacerda, Ondina, Francelino Matos e Ari Barroso.

O principal objetivo foi orientar a população sobre como eliminar o mosquito Aedes Aegypti. “A melhor forma de combater a dengue é através da prevenção, esse é o dever de todos. Tivemos um retorno positivo da comunidade que acolheu e abraçou a iniciativa”, ressalta a enfermeira Tayse Queiroz.

Para a moradora, Dinaide Oliveira, a ação foi um alerta. Em Feira de Santana, 547 casos de dengue foram confirmados de janeiro até o dia 9 deste mês. Desse total, 26 correspondem ao Centro.

“Foi uma ação maravilhosa e movimentada, uma mensagem para que todos voltem a atenção para a saúde. Na minha casa, não só eu, mas toda a família tem o cuidado de não deixar água parada em nenhum recipiente”, destacou.

Quando procurar a unidade de saúde?

Pessoas com febre e, ao menos, mais dois sintomas compatíveis com dengue, a exemplo de dor de cabeça, no corpo ou nas articulações, são consideradas suspeitas da doença. A recomendação da Vigilância Epidemiológica (VIEP) é que ao notar os sinais, o morador procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações.

Nos casos graves, em que nota-se uma piora da doença, apresentando dor na barriga intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão, sensação de desmaio, aumento do fígado e sangramento das mucosas como boca, olhos e partes íntimas, o paciente deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento(UPAs) ou as policlínicas municipais.

Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?