maio 19, 2024

Transporte público em Feira terá fiscalização intensificada com videomonitoramento

 Transporte público em Feira terá fiscalização intensificada com videomonitoramento

Câmeras do CCO vão focar os pontos com maior fluxo de passageiros no Centro

A fiscalização por videomonitoramento em tempo real será intensificada para melhorar a mobilidade no transporte público urbano na região central de Feira de Santana.

A ação faz parte das medidas que serão implementadas pelo novo secretário de Transportes e Trânsito, Sérgio Barradas Carneiro, através do Centro de Controle Operacional (CCO) que passará a contar também com equipe da SMTT.

“O objetivo é integrar cada vez mais a fiscalização por meio deste moderno equipamento do Governo Municipal às demais secretarias [SMT e Seprev] que já atuam monitorando o trânsito e na prevenção à violência”, pontua o gestor da pasta.

Na visita ao CCO foi compartilhada a experiência do videomonitoramento na fiscalização do trânsito e do transporte através de mais de 300 câmeras com tecnologia digital OCR [Optical Character Recognition] instaladas em pontos estratégicos da cidade e em distritos.

“Vamos intensificar e focar nossa fiscalização em pontos estratégicos no Centro onde há maior fluxo de passageiros”, ressalta Sérgio Carneiro.

O secretário estava acompanhado do superintendente de Trânsito, Cleudson Almeida, e do diretor de Operações, Édimo Pires, além dos agentes de trânsito que atuam nas ações de fiscalização.

MELHORIA DA MOBILIDADE

O novo titular da SMTT frisa ainda sobre a intenção da administração municipal criar a Secretaria de Mobilidade Urbana, a SEMOB. “Estamos empenhados na elaboração do projeto assim como já existe em Salvador e Vitória da Conquista que possibilita a criação do novo órgão com um fundo [municipal] para obter recursos próprios”, explica Sérgio Carneiro.

Contudo, o titular da SMTT observou que isso requer tempo. “As mudanças não se dão do dia para noite. Assim que ficar pronto encaminharemos o projeto para apreciação dos vereadores”.

Sérgio Carneiro disse ainda que será contratado um serviço de consultoria para redimensionar as linhas e verificar a tarifa no sentido de buscar reduzir o impacto do desequilíbrio financeiro que o sistema enfrenta.

Outra prioridade em pauta é a melhoraria do mobiliário urbano. “Queremos fazer um transporte público atrativo à população”.

INVESTIMENTOS

Sergio Carneiro destaca também os investimentos que o prefeito Colbert Filho tem feito para assegurar a mobilidade do cidadão que faz uso da bicicleta como meio de transporte com a construção de ciclovias – nas avenidas Francisco Fraga Maia e na Noide Cerqueira, cujos serviços seguem avançando.

“As bicicletas são uma alternativa de transporte barata e não poluente. O pedestre é prioridade na mobilidade urbana, assim como o ciclista”, pontuou.

Secom/Foto: Andrews Pedra Branca

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?