Operação Carros-Pipa: Mais de 2.000 abastecimentos realizados na zona rural este ano
Terminal Pampalona: quinto bicicletário é instalado pela Prefeitura de Feira
Já são 172 vagas gratuitas que fomentam a integração da bicicleta ao ônibus
Foto: Andrews Pedra Branca
A Prefeitura de Feira acaba de colocar em funcionamento o quinto bicicletário. Desta vez os usuários que chegarem ao novo terminal da Pampalona pedalando sua bike terão espaço para acomodá-la, e assim, seguir viagem por percursos mais longos, integrando-se ao ônibus urbano.
Com isso, já são 172 vagas gratuitas destinadas aos ciclistas urbanos, ratificando o compromisso do Governo Municipal com a mobilidade ativa. A estrutura do bicicletário é feita em aço inox e o usuário basta travar o veículo não motorizado de duas rodas com uma corrente e cadeado – sem a necessidade de cadastro prévio.
Conforme a secretária interina da Semob, Aline Miranda, o objetivo é seguir com ações de revitalização em equipamentos de mobilidade urbana na área do Norte do município.
Outros bicicletários também já foram instalados por determinação do prefeito Colbert Filho nos terminais Sul (Tomba), Norte (Cidade Nova) e Ayrton Senna. “Estamos estimulando o uso de um modal sustentável e econômico”, explica a secretária da pasta.
O prefeito Colbert Filho destaca que novos bicicletários refletem a prioridade da administração municipal em garantir a mobilidade do feirense. “A bicicleta é um importante meio de transporte complementar no percurso entre a residência e os sistemas de ônibus, além de não poluentes”, afirma.
REVITALIZAÇÃO
A Prefeitura de Feira está concluindo a revitalização do Terminal da Pampalona. Entre as melhorias, além do novo bicicletário, serviços de pintura na área interna do transbordo, novos assentos com espaço reservado a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, internet gratuita com QR Code, sinalização horizontal (faixas para pedestres) e placas indicativas das linhas de ônibus.
Também foram substituídas lâmpadas convencionais por LED, revisão da rede elétrica/hidráulica, bem como fixadas caixas coletoras de lixo e extintores de combate a incêndio nas estações de embarque e desembarque – além de reposição do piso tátil emborrachado e sanitários com serviço de limpeza.
O transbordo da Pampalona oferta diariamente oito linhas e 16 ônibus às comunidades da Asa Branca, Pedra Ferrada, Sítio Novo, Campo do Gado, George Américo, Morada das Árvores, Gabriela, Jardim Cruzeiro e Sobradinho e o distrito de Maria Quitéria (São José).
Ascom PMFS