maio 25, 2024

Suporte especializado de saúde mental é garantido no CAPS III

 Suporte especializado de saúde mental é garantido no CAPS III

A unidade contempla 23 bairros e possui aproximadamente 10 mil pacientes cadastrados

O Centro de Atenção Psicossocial João Carlos Lopes Cavalcante (CAPS III) passou a funcionar em sede própria há um ano. Este é mais um equipamento mantido pela Prefeitura de Feira de Santana e integra a série de investimentos do Governo Municipal nos últimos cinco anos, lembrados no aniversário de 190 anos do município – esta segunda-feira (18).

Com a mudança, a unidade que contempla 23 bairros, passou a dispor de uma estrutura mais acessível, consultórios climatizados, refeitório, leitos para observação e internamento, e aumento do quadro de profissionais.

Em um ano, foram contabilizados 622 novos acolhimentos e uma média de 1300 atendimentos por mês. Para a paciente Natalícia Ramos, a ampliação do espaço é um dos fatores que tornou o CAPS III um local ainda mais receptivo. Ela conta que ao ser diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizada, há cerca de 20 anos, foi abraçada pela equipe de saúde.

“Eu tô viva graças ao suporte do CAPS. Hoje em dia, tomo três remédios que eu pego aqui mesmo. Assim que chega, o pessoal já avisa. Venho pra cá, uma vez por semana, é como se fosse a minha casa. Depois que mudou de endereço ficou ainda mais confortável, cada grupo terapêutico tem agora a sua sala. Ficou muito bom”, declarou a paciente.

A unidade tem, aproximadamente, 10 mil pacientes cadastrados que recebem o suporte especializado de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psiquiatras, médico acupunturista, fisioterapeutas, educador físico, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicopedagogo, enfermeiro e nutricionista.

Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?