junho 22, 2024

Simulador de aposentadoria recebe 73 mil visitas em cinco meses

 Simulador de aposentadoria recebe 73 mil visitas em cinco meses

De maio a outubro deste ano, os servidores estaduais já realizaram mais de 73 mil visitas ao ambiente do simulador de aposentadoria, reserva e reforma do RH Bahia, o sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do governo do Estado. O número é um indicativo da consolidação no uso da ferramenta digital, que está não só auxiliando os funcionários públicos a planejarem o seu futuro como vem contribuindo também para facilitar o trabalho de instrução de processos de aposentadoria realizado pelos órgãos estaduais.

A coordenadora de Previdência da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Railda Lima, é testemunha desse avanço. “O simulador é prático: ele está otimizando o meu trabalho”, conta Railda. Antes da solução informatizada, sempre que iniciava um processo de instrução de aposentadoria, ela precisava levantar uma série de dados como idade e tempo de contribuição do servidor, para a partir daí verificar as regras pertinentes ao caso e projetar os diferentes cenários possíveis para a aposentadoria.

“Hoje, o simulador já traz estas informações: ele fornece um norte para o processo de instrução, sugerindo qual a regra mais vantajosa para a fixação dos proventos”, explica Railda, ao ressaltar, no entanto, a necessidade de uma checagem criteriosa dos dados, já que o simulador oferece apenas uma estimativa prévia. “É preciso ficar atento à possibilidade de inconsistências decorrentes de lançamentos anteriores à migração do antigo sistema informatizado de Recursos Humanos para o RH Bahia”, orienta.

Para a procuradora Mariana Moreira, do Núcleo de Previdência da Procuradoria Geral do Estado (PGE), uma das principais vantagens trazidas pelo simulador é justamente o fato de oferecer aos servidores uma oportunidade de identificar necessidades de ajustes e providências para agilizar a concessão da aposentadoria, como a averbação de tempo de serviços. ”Outro ponto positivo é porque as regras de aposentadoria são muito mais complexas hoje e o simulador facilita o acesso dos servidores às informações”, ressalta.

Recém-aposentada do Estado – após mais de 40 anos de prestação de serviço – Cecília Neri conta que já vinha se preparando há algum tempo para a nova etapa da vida, inclusive com providências burocráticas como a averbação do tempos de serviço. “Como trabalhava na própria Previdência Estadual, tive facilidade de acesso a muitas informações, mas ainda assim o relatório me trouxe vários detalhes úteis: o simulador é um grande aliado do servidor”

Acesso – Para utilizar ao simulador de aposentadoria, os servidores efetivos devem ingressar com login e senha na área de acesso restrito do Portal RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br). Com navegação fácil e intuitiva, a ferramenta permite que o profissional visualize as datas previstas para seu ingresso para a inatividade, de acordo com as regras previdenciárias nas diferentes modalidades de aposentadoria (compulsória, por idade ou tempo de contribuição. etc.).

Informações e foto Ascom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?