julho 25, 2024

Secretaria de Saúde detecta 48 casos de infecções sexualmente transmissíveis na Micareta

 Secretaria de Saúde detecta 48 casos de infecções sexualmente transmissíveis na Micareta

Nos quatro dias da Micareta de Feira, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 1.840 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Desse total, três resultados positivos para HIV, 44 para sífilis e um para hepatite B.

Os pacientes diagnosticados receberam atendimento médico e foram medicados no local e serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar do Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Além dos testes rápidos, o CTA disponibilizou Profilaxias Pós-Exposição (PEP), uma medida de prevenção de urgência utilizada em até 72 horas após situações de risco à infecção pelo HIV, como relações sexuais sem o uso de preservativos.

Cerca de 21 mil preservativos, de uso masculino e feminino, foram distribuídos no circuito, garantindo a proteção dos foliões contra as ISTs. A Secretária de Saúde, Cristiane Campos, destacou a importância das ações de prevenção intensificadas durante o período da Micareta.

“Nossa prioridade é garantir a saúde e o bem-estar de todos os foliões que participam do evento. É por isso que investimos em iniciativas como o Centro de Testagem, que oferece diagnóstico precoce com todo o suporte necessário para o tratamento e acompanhamento adequados”, afirmou.

Fonte Secom Foto: Lucas Falcão

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?