junho 15, 2024

SAMU realizou mais de 46 mil atendimentos de urgência e emergência neste ano

 SAMU realizou mais de 46 mil atendimentos de urgência e emergência neste ano

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou um total de 46.454 atendimentos entre janeiro e novembro deste ano, oferecendo suporte necessário em situações de urgência emergência em Feira de Santana.

Os atendimentos de casos de urgência e emergência por telefone, liderou o quantitativo com 28.090 solicitações atendidas. Neste serviço, os atendentes conduzem uma triagem inicial com perguntas essenciais, encaminhando então a ligação para o médico regulador. Esse profissional avalia a gravidade do caso e decide se é necessário atendimento no local do cenário por uma equipe especializada.

Em segundo, os atendimentos realizados por viaturas básicas totalizaram 6.845 solicitações atendidas. O equipamento conta com medicamentos, rede de oxigênio, colares cervicais, cilindro de O2, prancha longa e curta para imobilização da coluna e remoção das vítimas, talas de imobilização de fraturas, DEA e ressuscitador manual adulto e infantil.

Logo em seguida, os atendimentos relacionados a urgências clínicas somaram 4.150 ocorrências, abrangendo situações como problemas cardiorrespiratórios, intoxicação exógena e envenenamento, queimaduras graves, crises convulsivas, acidentes/traumas com vítimas e tentativas de suicídio.

De acordo com a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo, toda a equipe é qualificada para atender as demandas da população de forma eficiente.

“Mantemos um treinamento contínuo para garantir um serviço de excelência aos usuários do SUS. Assim que recebemos um chamado, nossa equipe se desloca imediatamente para o local da ocorrência. Os números refletem nossa dedicação e compromisso com a sociedade”, ressaltou.

É importante ressaltar que o número de emergência, 192, funciona de maneira ininterrupta, garantindo assistência a qualquer momento. O SAMU realiza os atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de veículos, telefonistas e rádio operadores.

Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?