julho 25, 2024

Saiba onde fazer teste diagnóstico para sífilis de forma gratuita

 Saiba onde fazer teste diagnóstico para sífilis de forma gratuita

182 casos da doença foram detectados este ano

Em Feira de Santana, o teste para diagnóstico da sífilis é ofertado de maneira gratuita em todas as unidades da rede municipal de saúde. Para ter acesso, basta sinalizar o interesse na recepção do local e apresentar documento de identidade e cartão SUS.

A coordenadora do Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Vanessa Sampaio, relata que 182 casos foram detectados neste ano. Ela explica que a sífilis pode ser transmitida durante uma relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada ou no período da gestação de mãe para filho.

“O maior perigo é a grávida com sífilis porque pode evoluir para aborto, sequelas graves para o recém-nascido e até o óbito da criança durante o parto. É importante que as mulheres façam o pré-natal porque nesse acompanhamento já é feito o diagnóstico e a intervenção para evitar essas possíveis complicações”, orientou.

Segundo a coordenadora, a sífilis é uma infecção curável e o tratamento é feito com antibióticos. Ela destaca que os sintomas aparecem como feridas nos órgãos sexuais ou ínguas na parte da virilha que não doem nem coçam e não apresentam pus.

“Depois de um certo período, essas feridas somem sem deixar rastro e causam a impressão que a pessoa está curada, mas quando a doença não é tratada ela fica agindo ali no corpo em outras partes, causando diversos males, como a queda de cabelo, doenças no coração e até cegueira”, alertou.

Secom| Foto: Roberta Costa

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?