junho 20, 2024

Prefeitura de Feira garante assistência de saúde a indígenas venezuelanos

 Prefeitura de Feira garante assistência de saúde a indígenas venezuelanos

Atendimento específico e direcionado às necessidades dessas pessoas

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem garantido a assistência em saúde para os indígenas venezuelanos que residem na cidade. Na manhã de quarta-feira (29), uma equipe multiprofissional esteve no bairro Mangabeira para prestar diversos serviços de saúde à comunidade local.

Os atendimentos foram prestados por médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e assistente social. Em parceria com o laboratório da Fundação Hospitalar de Feira de Santana foram realizadas 31 coletas de exames laboratoriais, abrangendo crianças, adultos e idosos.

A SMS também solicitou encaminhamento dos indígenas para consultas com pediatra e pneumologista, além da realização de raio-x de tórax. Essas medidas são fundamentais para garantir um acompanhamento mais específico e direcionado às necessidades de saúde dessa população.

A secretária de Saúde, Cristiane Campos, acompanhou de perto a ação e destacou a importância desses atendimentos. “Garantir a saúde dos indígenas venezuelanos é uma prioridade para nós. Estamos empenhados em oferecer todo o suporte necessário para que essas pessoas possam ter acesso a um atendimento de qualidade, respeitando suas especificidades e contribuindo para seu bem-estar”.

A Equipe de Atenção Primária (EAP) do bairro Mangabeira, que tem a responsabilidade sobre o território, realiza diversas ações na localidade. Atualmente, 66 pessoas residem na vila, sendo 32 crianças de 2 meses a 14 anos e 6 idosos que recebem assistência de saúde garantida.

Durante as visitas técnicas regulares, a equipe médica e de enfermagem oferece uma variedade de serviços, incluindo atendimento e avaliação clínica, anamnese de enfermagem, prescrição medicamentosa, testagem de Covid-19, coleta de exames para diagnóstico de infecções respiratórias, testagem de glicemia, além de orientação e promoção de cuidados em saúde. Essas ações visam assegurar o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores locais.

Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?