junho 23, 2024

Prefeitura dá início à revitalização da Lagoa do Subaé

 Prefeitura dá início à revitalização da Lagoa do Subaé

Remoção da vegetação aquática vai garantir maior volume de água

No Dia Mundial da Água (22 de março), nesta quarta-feira, foi dado início à revitalização da Lagoa do Subaé. Os serviços consistem, na primeira etapa, na remoção da vegetação aquática (macrófitas), o que vai possibilitar restabelecer o espelho d’água e garantir maior volume de água. O serviço foi autorizado no local pelo prefeito Colbert Filho.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), em conjunto com a Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), segue o Plano de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais.

“A Lagoa do Subaé, além das contribuições da Lagoa Salgada e microbacias, tem uma importância no manejo ambiental e de drenagem e possui uma área mais crítica que envolve questões endêmicas”, afirma o superintendente João Vianey. Para a execução dos serviços, estão sendo utilizados uma escavadeira hidráulica e caçambas para recolher o material.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, destacou que a Lagoa do Subaé é uma das mais importantes do município e onde está localizada a principal nascente do Rio Subaé [que possui 90 quilômetros de extensão se estendendo até a cidade de São Francisco do Conde].
“O Subaé é o único rio perene do município, daí a sua importância. Contudo, esperamos que os serviços de revitalização sejam levados também a outros mananciais”, diz.

Também presente na ação, o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, enfatizou que a limpeza resulta na preservação da lagoa.

“É uma obra que poderia já ter acontecido. Agora, na gestão do prefeito Colbert Filho, está sofrendo as primeiras intervenções e que deverá se estender aos demais mananciais”. Esse serviço já contempla a Lagoa do Prato Raso, na Queimadinha.

A secretária de Comunicação Social, Renata Maia, também acompanhou o início do serviço.

PROGRAMAÇÃO

Já no período da tarde, haverá a palestra “Recursos Hídricos” no Dispensário Santana, a partir das 14h30. E à noite, será ministrada palestra sobre “Saneamento e Água Potável”, na Faculdade Anísio Teixeira.

A programação segue na quinta-feira (23). A Secretaria de Meio Ambiente realizará o mapeamento de lagoas na bacia do rio Subaé. À tarde, será ministrada palestra sobre “Cuidados com a água”, no CRAS do conjunto Feira IX.

Ainda na quinta-feira, será realizada coleta para análise de água nas fontes da Teresa e dos Milagres, no bairro Rua Nova, e a fonte Buraco da Gia, na Gabriela.

Secom -Foto: Jorge Magalhães

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?