maio 25, 2024

Permissionários do Mercado de Arte Popular participam de treinamento de primeiros socorros

 Permissionários do Mercado de Arte Popular participam de treinamento de primeiros socorros

Participantes aprenderam técnicas de salvamento rápido

Os comerciantes do Mercado de Arte Popular (MAP) e os colaboradores da Associação dos Permissionários “ArtMap” participaram de um treinamento de suporte básico de vida (SBV) na tarde desta quinta-feira (17), com objetivo de adquirir conhecimento sobre primeiros socorros. A iniciativa teve parceria com a Associação dos Bombeiros Civis de Feira de Santana.

A intenção é que, a partir dos conhecimentos adquiridos, os participantes sejam aptos a atender casos emergenciais como acidente vascular cerebral, hemorragias, criação de curativos, dentre outros. Durante o treinamento, foi destacado a importância da agilidade e do salvamento rápido.

“Em todo suporte básico de vida temos como ponto principal a rapidez no atendimento. Por exemplo, se uma pessoa entra em um estado de parada cardiorrespiratória, eu não posso demorar para começar a ressuscitação cardiopulmonar. Então, o participante aprende uma forma prática e rápida de salvamento, a nomenclatura ‘rápido’ é justamente para chamar atenção do público e demonstrar que é necessário ser ágil no atendimento”, explica o instrutor e técnico de segurança, Jota Lobo.

O treinamento também promoveu o fortalecimento da segurança do Mercado, além de garantir melhor suporte a população que utiliza o espaço. Conforme a diretora do Departamento de Turismo, Janaína Visitação, com a importância e visibilidade do MAP, é essencial sempre aprimorar mais conhecimentos sobre segurança e emergência.

“O MAP, por ser um patrimônio tombado e com estrutura de mais de 100 anos, temos que ter cuidado e atenção com extintores e demais equipamentos, por exemplo. Esse treinamento vem para os funcionários e servidores, para nos auxiliar com os demais cuidados necessários”, afirma a diretora.

A iniciativa partiu do Mercado de Arte Popular (MAP), gerido pela Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), e contou com apoio da Associação dos Bombeiros Civis e da Art’Map.

Secom/foto: Izinaldo Barreto

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?