junho 16, 2024

Médicos e enfermeiros participam de capacitação para dengue

 Médicos e enfermeiros participam de capacitação para dengue

Participaram médicos, estudantes de medicina e enfermeiros da rede pública e privada

O manejo clínico da dengue foi o tema da capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde para médicos, estudantes de medicina e enfermeiros da rede pública e privada de Feira de Santana. O evento foi realizado na última quinta-feira (29), no auditório dr. João Batista Cerqueira.

Durante o encontro, o palestrante e infectologista, Dênio Barros, enfatizou sobre a importância da notificação de casos suspeitos para a condução das medidas necessárias.

“A dengue é uma virose. O nosso olhar, enquanto profissional, deve estar atento aos sinais de alerta, indícios que a doença pode agravar em algum momento e precisam ser observados, como vômitos frequentes, dor abdominal mais intensa e sensação de desfalecimento”, explicou.

Para a médica, Érica Leite, que atua nas policlínicas municipais dos bairros Feira X e Tomba, o momento contribui para oferta de um atendimento diferenciado.

“A classificação dos grupos e a sensibilidade para os pacientes com comorbidade foram os pontos que mais chamaram a minha atenção. Saio daqui atualizada para prestar um suporte melhor aos pacientes com suspeita da dengue” pontuou.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, esta é a terceira capacitação destinada para orientar os profissionais de saúde sobre o manejo da doença. “Intensificamos as ações para evitar os danos causados pelo mosquito Aedes Aegypti. Com isso, estamos ampliando ainda mais os pontos de exame para diagnóstico da dengue”, enfatizou.

Quando procurar a unidade de saúde?

A recomendação da Vigilância Epidemiológica é que ao notar os sinais, procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações e fazer o exame. Em casos graves, o paciente deve procurar, de forma imediata, as UPAs e Policlínicas Municipais.

O exame para diagnóstico de arboviroses também está disponível no Ambulatório Municipal de Infectologia, localizado na Rua Professor Fernando São Paulo, nº 911, bairro São João. Para ter acesso, o paciente deve apresentar guia de solicitação, documento de identidade e cartão SUS.

Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?