junho 15, 2024

Mais de 70 mil preservativos e 2 mil testes rápidos para IST disponibilizados na Micareta

 Mais de 70 mil preservativos e 2 mil testes rápidos para IST disponibilizados na Micareta

No estande ao lado do hospital no circuito, folião pode realizar os exames e ter o resultado em menos de 15 minutos
A prevenção e o diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) vão marcar presença na Micareta de Feira. Durante os quatro dias da festa, a Prefeitura vai disponibilizar 70 mil preservativos e mais de 2 mil testes rápidos para diagnóstico de hepatite B e C, sífilis e HIV.

O exame pode ser realizado em pessoas com 12 anos ou mais, sem a necessidade de autorização de um responsável. O resultado sai em 15 minutos. Para isso, é importante apresentar documento de identidade com foto.

No estande, montado ao lado do hospital instalado no circuito Maneca Ferreira, cerca de 20 profissionais entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, biomédicos, técnicos de enfermagem e de laboratório estarão à disposição para dar a assistência necessária ao folião.

De acordo com a enfermeira referência técnica em ISTs, Vanessa Sampaio, o objetivo é ampliar o diagnóstico das infecções.

“Antes de fazer o teste, o paciente passa por uma consulta, na qual é orientado sobre as formas de prevenção. Caso o resultado seja positivo, será encaminhado para o Centro de Referência do município, onde a assistência é garantida por uma equipe multidisciplinar”, explica.

O uso do preservativo durante as relações sexuais é indispensável, alerta a enfermeira Vanessa Sampaio. “O método simples e eficaz, será ofertado de maneira gratuita”, completou.

Ainda segundo a enfermeira, integrantes da equipe de saúde vão percorrer a avenida entregando as camisinhas. Em outros pontos fixos no circuito haverá a distribuição, a exemplo de departamentos ligados à Secretaria Municipal de Saúde.

HORÁRIO DO ESTANDE DE REFERÊNCIA EM ISTs:

20/04 (quinta-feira): a partir das 16h até às 4h do dia seguinte;

21, 22 e 23/04 (sexta-feira, sábado e domingo): 13h até às 1h do dia seguinte;

24/04 (segunda-feira): 7h às 13h;

Secom – Foto: Danielly Freitas

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?