junho 22, 2024

Importância das notificações de dengue é um dos pontos debatidos em atualização de enfermeiros

 Importância das notificações de dengue é um dos pontos debatidos em atualização de enfermeiros

Capacitação realizada no auditório da Secretaria de Saúde

Enfermeiros da atenção básica foram alertados sobre a importância da notificação imediata para dengue, além de serem atualizados sobre o manejo a pacientes com suspeita da doença nessa segunda-feira (7). O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no auditório Dr. João Batista Cerqueira, teve como objetivo preparar a equipe que atua nos locais considerados portas de entrada dos pacientes infectados para evitar possíveis complicações.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, a notificação imediata é um dos pontos fundamentais para o trabalho de combate à dengue. Através dela, todas as ações do setor são mobilizadas.

“A equipe do núcleo de vigilância monitora cada paciente notificado. Já o grupo de endemias é informado para intensificar os trabalhos nos possíveis locais de foco, evitando assim, que o mosquito Aedes Aegypti faça novas vítimas”, ressaltou.

Segundo a enfermeira integrante do GT- Arboviroses, Sandrea Costa, o número de pessoas com sinais de alarme é algo que vem chamando a atenção da equipe de saúde – 158 pessoas apresentaram esses sintomas.

“É importante que o paciente suspeita de dengue ou dengue confirmada procure uma Unidade de Pronto Atendimento- UPA ou Policlínica imediatamente ao notar dor na barriga intensa e contínua, sangramentos, a exemplo da gengiva e de outros locais, vômito persistente, queda de pressão, sensação de desmaio ou de sede intensa”, orientou.

Fotos: Divulgação/SMS

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?