Hospital da Mulher promove ações do Janeiro Branco com foco na saúde mental
Hospital da Mulher promove ações do Janeiro Branco com foco na saúde mental
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar colaboradores e usuários da unidade sobre o cuidado com a saúde emocional
A Fundação Hospitalar, por meio do setor de Psicologia, vai promover no Hospital Inácia Pinto dos Santos — o Hospital da Mulher — um evento de sensibilização em alusão à campanha Janeiro Branco, voltada à conscientização sobre a importância da saúde mental.
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar colaboradores e usuários da unidade sobre o cuidado com a saúde emocional, reforçando a necessidade do diálogo, do acolhimento e da prevenção do adoecimento psicológico.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, as ações do Janeiro Branco são fundamentais para estimular a reflexão sobre a saúde mental e fortalecer uma cultura de cuidado emocional no ambiente hospitalar.
“Vamos realizar palestras sobre depressão e atividades preventivas voltadas para colaboradores e pacientes, além de iniciativas focadas no acolhimento e no bem-estar emocional durante o mês de conscientização”, destacou.
Para a estagiária de Psicologia do 7º semestre, Gabrielle Alves Adorno, o Janeiro Branco representa um marco importante para a conscientização da saúde mental, considerando os aspectos físicos e psicológicos.
“Esse é um período de nos unirmos por uma causa justa, sensibilizando pacientes e funcionários sobre a importância da boa convivência e transformando o ambiente de trabalho em um local mais acolhedor”, afirmou.
A psicóloga Verusca Taveira, ressaltou que o setor de Psicologia tem papel fundamental no acompanhamento da saúde mental das puérperas, especialmente em uma unidade que realiza o maior número de partos da Bahia.
“Muitas mulheres chegam com dores psicológicas maiores do que as dores físicas do trabalho de parto. Nosso papel é promover a auto-escuta, acalmar os ânimos e conscientizar essas mães de que a gestação, muitas vezes, é marcada por mudanças, dores e perdas, que precisam de validação emocional, algo muito singular”, explicou.
Segundo Verusca, o cuidado psicológico às puérperas é essencial não apenas para as mães, mas também para o desenvolvimento e o bem-estar dos bebês e de seus familiares.
Outro posicionamento a cerca da importância do “Janeiro branco”, foi de Vanessa Ribeiro, também psicóloga do Complexo materno Infantil do Hospital da Mulher. Ela, destacou que as iniciativas do Janeiro Branco buscam colocar a saúde mental em evidência, reduzir o estigma associado aos transtornos psicológicos e incentivar a busca por ajuda profissional.
“Esse é um momento de diálogo sobre o cuidado com a saúde mental, contextualizando funcionários e colaboradores e incentivando as pessoas a falarem sobre suas emoções. No dia 27 de janeiro, vamos realizar um evento especial sobre o Janeiro Branco no Hospital da Mulher”, informou.
A importância do acompanhamento psicológico também é reconhecida pelas pacientes. A jovem Eliane Rodrigues de Jesus, de 24 anos, moradora do bairro Lagoa Salgada, no Sim, está internada há três dias após dar à luz por cesariana ao bebê Ícaro Gabriel, que nasceu com 3,117 kg.
“Quando se fala em prevenção, falamos de qualidade de vida. Fui acolhida, fui ouvida, assim como outras mães. Fiquei surpresa e feliz com esse atendimento”, relatou.
As ações do Janeiro Branco no Hospital da Mulher reforçam o compromisso da instituição com o cuidado integral, promovendo saúde física e emocional para pacientes, familiares e profissionais.
Fonte Secom – Foto: Fátima Brandão