julho 25, 2024

Guarda Municipal utiliza drones para planejamento e mapeamento de áreas da Micareta

 Guarda Municipal utiliza drones para planejamento e mapeamento de áreas da Micareta

Atividade é regulamentada por órgãos de controle aéreo

Contribuindo com a segurança da Micareta 2023, a Guarda Municipal utilizará drones para atividades de planejamento e mapeamento de áreas, como camarotes, shows, entradas e saídas, para garantir que o folião possa desfrutar dos festejos sem desconfortos.

“Não é indicado que utilizemos o drone durante as apresentações da Micareta, mas sim nas atividades inerentes à função da Guarda, durante o planejamento, ou seja, antes dos festejos”, pontua o guarda municipal Fábio Lima.

Para operar os equipamentos, os profissionais passaram por uma capacitação de quase 40 horas pelo Grupo de Radiopatrulhamento Aéreo (GRAER).

Segundo o guarda municipal Fábio Lima, o uso de drones no Brasil é uma atividade controlada e funciona por normas previstas no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial nº 94/2017 (RBAC-E nº 94/2017).

“Para se utilizar um drone, é necessário que o equipamento seja registrado, ter habilitação para pilotar e, a depender do uso, autorização para sobrevoo de uma determinada área, além de homologação do equipamento pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)”, explica o guarda.

Todas as tramitações necessárias devem ser realizadas pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Desde 2021, a Guarda Municipal utiliza drones como parte dos seus equipamentos de trabalho.

Ascom – foto: Jorge Magalhães

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?