maio 19, 2024

Guarda Municipal ganhará 10 novas viaturas e reforço no efetivo; secretário fala sobre agentes feridos em confronto

 Guarda Municipal ganhará 10 novas viaturas e reforço no efetivo; secretário fala sobre agentes feridos em confronto

A Guarda Civil Municipal de Feira de Santana está recebendo investimentos em estrutura e aumento do efetivo. Em breve a corporação passará a contar com mais 10 novas viaturas, além da integração de 34 novos agentes. A informação é do secretário municipal de Prevenção à Violência, Moacir Lima.

Assim, atualmente a corporação conta com cinco viaturas e um efetivo de 197 guardas municipais. “Nosso objetivo é estar sempre estruturando e ampliando a capacidade e poder de ação da Guarda Municipal”, ressalta.

O secretário observa que com a chegada das novas viaturas, que já estão sendo padronizadas, a frota da corporação será triplicada. A Guarda Municipal também conta atualmente com 5 motocicletas e dois ônibus – sendo um para o efetivo e outro para a Central de Videomonitoramento.

Os 34 aspirantes que passarão em breve a integrar a Guarda Municipal estão participando de curso preparatório. “Com isso passaremos para um efetivo de 231 guardas, um aumento de 17%. E mais do que aumentar o efetivo, estamos aumentando com qualidade, pois esses agentes só são de fato integrados após passar por toda a preparação”, destaca.

O secretário Moacir Lima observa que de acordo com a Lei Federal 13.022, que estabelece o Estatuto Geral das Guardas Municipais no Brasil, as corporações têm a função de proteger os bens, serviços e instalações municipais, além de garantir a segurança pública e a proteção dos direitos humanos. “Elas também podem atuar em colaboração com os órgãos de segurança pública e participar de ações conjuntas de segurança”, salienta.

Em entrevista ao repórter Denivaldo Costa, o secretário Moacir Lima falou sobre a ocorrência envolvendo Guardas Municipal, que terminaram feridos durante confronto com assaltantes no bairro Pedra do Descanso. Informa ainda que os agentes já foram liberados pelo hospital. Ouça

Relembre o caso https://centraldepolicia.olabahia.com.br/2023/02/28/guardas-municipais-sao-baleados-por-assaltantes-no-centro-de-feira-de-santana/

Com informações da Secom e Denivaldo Costa.

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?