Vistoria obrigatória da frota de ônibus de Feira prossegue até próximo dia 30
Fundação Hospitalar celebra 192 anos de Feira de Santana com avanços na saúde
Com 33 anos de serviços prestados, o Hospital da Mulher consolidou-se como referência regional em saúde da mulher e do recém-nascido
A Fundação Hospitalar de Feira de Santana celebrou, nesta quinta-feira (18), os 192 anos de emancipação política do município, destacando avanços significativos na prestação de serviços de saúde à população. A data foi marcada pela divulgação da Série Histórica das unidades administradas pela autarquia municipal, que comprova a ampliação da assistência em diversas áreas, com destaque para o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher).
Com 33 anos de serviços prestados, o Hospital da Mulher consolidou-se como referência regional em saúde da mulher e do recém-nascido. Segundo a Série Histórica, na última década foram contabilizados 446.371 atendimentos, mais de 120 mil internações e 79.562 partos. Apenas em 2024, nasceram no Complexo Materno Infantil 6.681 bebês. Já entre janeiro e agosto de 2025, o número de partos chegou a 5.249, superando o desempenho do ano anterior no mesmo período.
Novos serviços e especialidades
De acordo com a diretora-presidente da Fundação, Gilberte Lucas, o momento é de comemoração e reforço do compromisso com a saúde pública. “Somos gratos a Feira de Santana e, por meio do governo municipal, estamos construindo uma estrutura que possibilite melhor qualidade de vida e promoção à saúde das pessoas”.
No primeiro semestre de 2025, o Ambulatório Pediátrico ampliou sua capacidade e passou a oferecer 25 especialidades, incluindo cardiologia pediátrica, além de serviços odontológicos e atendimentos multiprofissionais. Já o Ambulatório de Saúde da Mulher, localizado no Jardim Cruzeiro, incluiu a oferta de psiquiatria, reforçando o atendimento em ginecologia, pré-natal, endometriose, fisioterapia pélvica e prevenção ao câncer.
Os Centros Municipais de Diagnóstico por Imagem (CMDI I e II) também registraram avanços. O CMDI I, na Avenida Maria Quitéria, realizou 22.715 exames em 2025, com atendimentos em mastologia, cardiologia e endocrinologia. O CMDI II, no bairro Baraúnas, passou a oferecer exames de maior complexidade, como MAPA, Holter 24h, endoscopia e colonoscopia.
No Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Romilda Maltês, foram realizados 39 mil atendimentos, incluindo consultas em oncologia, urologia, ginecologia/obstetrícia, endocrinologia e proctologia, além de exames como colposcopia, biópsias e citopatológicos.
Investimentos e números expressivos
Entre os principais avanços, a Fundação destacou a reforma e ampliação do centro cirúrgico e da área obstétrica do Hospital da Mulher, garantindo maior segurança e a realização de 619 partos por mês. Foram incorporados novos exames, como endoscopia, colonoscopia, holter e MAPA. Apenas em 2025, foram realizados 170.810 exames especializados, entre eles ultrassonografias, ecocardiogramas, doppler arterial e venoso, mamografias e punções de mama.
Com investimento de R$ 180 mil em recursos próprios, foi reestruturado o almoxarifado central e implantada a nova Farmácia Satélite do Hospital da Mulher, assegurando mais agilidade e segurança na distribuição de insumos e medicamentos.
Outro dado histórico foi registrado pelo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Mulher, que entre janeiro e agosto de 2025 alcançou a marca de 438.655 exames laboratoriais, superando os anos anteriores.
Balanço por unidade em 2025
CMDI I e II: 22.715 exames realizados
CMPC Romilda Maltês: 39 mil atendimentos
Ambulatório de Saúde da Mulher: 21.842 procedimentos
Ambulatório de Pediatria: 42 mil atendimentos especializados
Os números reforçam o compromisso da Fundação Hospitalar em garantir uma saúde pública descentralizada, eficiente e de qualidade, alinhada às necessidades da população de Feira de Santana e região.
Secom Foto : Jorge Magalhães e Fatima Brandão