junho 16, 2024

Feira registra oito furtos de fiação de semáforo em dois meses

 Feira registra oito furtos de fiação de semáforo em dois meses

A SMT planeja uma ação conjunta com a Guarda Municipal para desarticular os furtos

Somente nos dois primeiros meses do ano foram registrados oito furtos de fiação de semáforo em ruas de Feira de Santana. O caso mais recente ocorreu na madrugada de sexta-feira (23), no túnel da avenida João Durval Carneiro, com o roubo de 160 metros de cabo. Esta foi a segunda situação no local na mesma semana – a primeira ocorreu na terça (20).

O alvo dos bandidos é a fiação de cobre, considerado um metal valioso e de rápido retorno financeiro com a venda. De acordo com o chefe da Divisão de Sinalização e Equipamentos de Trânsito da SMT, Herval Borges, o prejuízo é de mais de R$ 2 mil aos cofres públicos. Além dos fios, os bandidos destroem também as estruturas para acessar a fiação.

“O ato acaba gerando problemas na cidade, como semáforos apagados, potencializando os riscos de acidente de trânsito, além da falta de iluminação quando o furto ocorre nos postes”, aponta.

Como medida paliativa, está sendo considerada a instalação de cabeamento aéreo. Outra opção é a utilização de cabos de alumínio, os quais têm um valor inferior ao cobre.

“Seria importante que a Justiça adotasse penas mais severas para os responsáveis pelo roubo de fiação de cobre. Não podemos mais tolerar essa situação. Ano passado houve flagrante e a polícia prendeu o bandido, mas em 48 horas foi solto. Na próxima licitação planejamos solicitar a aquisição de cabos de alumínio, que têm um custo 40% inferior ao dos cabos de cobre”, ressalta Herval Borges.

Os furtos são percebidos graças a central de monitoramento que é notificada por meio de um sistema de alarmes – permitindo uma rápida identificação dos locais que necessitam de reparos. Logo, a SMT envia os agentes para sinalizar o trânsito e inicia a reposição.

A SMT planeja uma ação conjunta com a Guarda Municipal para desarticular os furtos.

Secom – Foto: Cau Preto

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?