Casa do Trabalhador terá nova sede no Shopping Popular Cidade das Compras
Feira de Santana passa a emitir carteirinha para pessoas com anemia falciforme

A novidade foi oficializada por meio da Portaria nº 33/2025, publicada no Diário Oficial Eletrônico, no dia (17)
A Secretaria de Saúde de Feira de Santana implantou nesta quarta-feira (17) a emissão da carteirinha para pessoas com anemia falciforme. O documento passa a integrar a lista já existente das carteirinhas de autismo e fibromialgia, totalizando três modalidades voltadas à garantia de direitos e acessibilidade.
A novidade foi oficializada por meio da Portaria nº 33/2025, publicada no Diário Oficial Eletrônico, edição de hoje (17).
Conforme a portaria, o documento “é destinado a facilitar a identificação do usuário e a operacionalização de prioridade assistencial na rede municipal de saúde”. Tem direito ao documento a pessoa que reside no município e é cadastrada no Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme, onde a carteira é emitida.
É necessário apresentar os seguintes documentos: foto 3×4, comprovante de endereço (residente em Feira de Santana), relatório médico com CID da condição, tipo sanguíneo e cartão SUS. O documento é emitido de forma digital no mesmo dia, podendo ser impresso e plastificado pelo próprio usuário.
“Esse é um avanço importante para assegurar mais dignidade e inclusão. A partir de agora, além das pessoas com autismo e fibromialgia, quem tem anemia falciforme também poderá contar com esse documento para facilitar o acesso a serviços e benefícios”, destacou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Falciforme tem validade de quatro anos, contados da data de emissão. A renovação poderá ser solicitada a partir de 90 dias anteriores ao término da validade. Após o último dia de validade, o documento permanecerá válido por até 30 dias.
GESTÃO SENSÍVEL
A emissão do documento foi celebrada por representantes da Associação Feirense de Pessoas com Doença Falciforme de Feira de Santana (AFADFAL) que foram recebidos pelo secretário de Saúde, Rodrigo Matos, em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira.
Também presentes a diretora de Atenção à Saúde, Carla Alencar, o chefe da Divisão Médica, Aderbal D’ Aguiar, e a coordenadora do Programa de Anemia Falciforme, Luciana Brito.
“Feira de Santana é referência para outros municípios e a gente só tem a agradecer a gestão municipal na pessoa do secretário Rodrigo Matos, que sempre foi muito sensível a nossa causa. Hoje é um dia de celebrar uma grande conquista para as pessoas que têm anemia falciforme”, afirmou Fabrício Cabral, que tem a doença falciforme.
Secom Foto: Renata Leite