junho 16, 2024

Falta de seringa no mercado prejudica vacinação da BCG em Feira

 Falta de seringa no mercado prejudica vacinação da BCG em Feira

Imunizante requer seringa especial, com agulhas mais finas

A aplicação da vacina BCG, indicada para todas as crianças no primeiro mês de vida, está impossibilitada de ser feita em Feira de Santana devido ao estoque reduzido e a dificuldade em adquirir seringas no mercado. A aplicação desta vacina requer seringa especial, com agulhas mais finas e uma dosagem menor de 0,05ml.

O setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é abastecido pelo Núcleo Regional de Saúde Centro Leste, que aguarda uma nova remessa do Governo Federal – que enfrenta dificuldade em encontrar fornecedores.

Na manhã desta terça-feira (14), o Núcleo Regional de Saúde Centro Leste encaminhou um quantitativo de seringas para o Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, para manter normalizado o fluxo de imunização, porém, a quantidade é insuficiente para atender a demanda dos postos de saúde.

Neste momento, apenas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Baraúnas, Cassa, Caseb I e II, Serraria Brasil e Subaé têm uma pequena quantidade de seringa disponível.

Os pais que ainda não vacinaram os bebês podem se dirigir a qualquer uma destas unidades para realizar a aplicação.

A aplicação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h, obedecendo escala diária, para evitar desperdício de doses.

Confira abaixo o esquema dos locais com aplicação da BCG:

Segunda-feira: UBSs Cassa
Terça-feira: UBSs Serraria Brasil, Caseb I e II;
Quarta-feira: UBSs Cassa, Baraúnas e Subaé;
Quinta-feira: UBSs Serraria Brasil e Caseb I e II.

Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?