julho 31, 2025

Ecocardiograma Fetal passa a ser realizado no Ambulatório de Saúde da Mulher

 Ecocardiograma Fetal passa a ser realizado no Ambulatório de Saúde da Mulher

O serviço já está disponível às terças-feiras, das 7h às 13h, como parte da assistência pré-natal prestada pelo SUS

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar (FHFS), segue inovando na oferta de consultas especializadas e exames de imagem de alta complexidade para reduzir o tempo de espera na fila de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das novidades é a realização do ecocardiograma fetal no Ambulatório de Saúde da Mulher, exame fundamental que avalia o coração do bebê ainda no útero e pode identificar alterações estruturais ou funcionais desde o pré-natal.

O serviço já está disponível às terças-feiras, das 7h às 13h, como parte da assistência pré-natal prestada pelo SUS.

De acordo com a médica especialista em medicina fetal, Renata Mendoza, o exame é indicado a partir da 18ª semana de gestação, sendo o período ideal entre 24 e 28 semanas — podendo ser realizado fora desse intervalo em casos de gravidez de alto risco.

“O ecocardiograma é essencial para o diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas, que são doenças graves. Quando detectadas ainda na gestação, é possível iniciar o tratamento com medicamentos tanto para o feto quanto para a mãe, além de planejar o parto com mais segurança”, explicou a médica.

Renata também destacou a importância de um pré-natal completo, recomendando a realização do exame pelo menos duas vezes durante a gestação, para garantir a saúde da mãe e do bebê.

“Esse serviço é muito importante para as gestantes do município. Por meio de imagens em tempo real, conseguimos um diagnóstico preciso. É possível detectar malformações congênitas e até alterações no septo ventricular, que podem indicar a Síndrome de Down”, ressaltou.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, reforçou que o novo serviço beneficia gestantes internadas no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), além de pacientes reguladas por meio da Central Municipal.

“Feira de Santana é pioneira ao oferecer esse tipo de assistência ambulatorial com tecnologia de ponta. Muitas gestantes enfrentam dificuldades para realizar o exame gratuitamente. Agora, com a implantação desse serviço, estamos garantindo mais segurança para mães e bebês, principalmente nas gestações de alto risco”, afirmou.

Atendimento ampliado

O Ambulatório de Saúde da Mulher também tem expandido a oferta de serviços nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, com consultas, exames preventivos, encaminhamentos cirúrgicos, acompanhamento do Planejamento Familiar, inserção de contraceptivos de longa duração, fisioterapia pélvica e assistência especializada a meninas e adolescentes de 0 a 19 anos.

Além disso, oferece atendimentos com nutricionista, psicólogo, neurologista, psiquiatra e assistente social.

O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Caitité, nº 550 – bairro Jardim Cruzeiro.

Secom – Foto: Fátima Brandão

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?