julho 25, 2024

Diariamente 350 viagens e 20 ônibus urbanos atendem campus da UEFS

 Diariamente 350 viagens e 20 ônibus urbanos atendem campus da UEFS

Estudantes usam integração de até duas horas e paga só uma tarifa

Desde o retorno em março do ano passado das aulas presenciais na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), a Prefeitura de Feira tem reforçado a oferta do serviço de transporte público urbano. Diariamente 350 viagens são feitas para atender a comunidade acadêmica através de doze linhas e 20 ônibus.

O atendimento tem início às 5h e vai até 23h. Em horários de pico, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) ajusta os horários da operação intercalando os ônibus a cada 10 minutos.

Além de pagarem meia-passagem – benefício assegurado pelo Governo Municipal – os estudantes também podem usufruir da integração de até 2 horas para pegar o próximo ônibus até o seu destino, sem pagar uma nova tarifa. A medida está válida desde agosto.

“Quando pensamos em mudar a integração física que ocorria somente em terminais e ampliamos a todos os ônibus, em qualquer ponto da cidade, priorizamos a mobilidade dos estudantes”, pontua o secretário da pasta, Sérgio Carneiro.

Desde que foi ampliada a integração, a SMTT registrou crescimento de 60% do fluxo de pessoas que utilizaram o benefício com cartão Via Feira, gratuito. O número recorde, no balanço do órgão municipal, aponta em um mês 56 mil pessoas beneficiadas por utilizarem mais de um ônibus em Feira de Santana sem a segunda viagem ser tarifada ao passageiro.

CANDEAL E ALECRIM

Na comunidade do Alecrim Miúdo, o serviço tem sido ofertado normalmente através da linha 052 – Candeia Grossa, e Candeal I e II pelas linhas 051 – Candeal e 099 – Candeal via Matinha.

O prefeito Colbert Filho tem feito todo o esforço para manter o serviço essencial à população. O setor de transporte no país enfrenta sucessivos reajustes no preço dos combustíveis, impondo desafios ao Governo Municipal e às concessionárias na manutenção da oferta do atendimento.

DIÁLOGO

Na manhã de hoje, 2, uma comissão de manifestantes foi recebida pelo secretário Sérgio Carneiro e, na oportunidade, o clima de cordialidade serviu para abrir o debate e discutir vários pontos sobre a mobilidade urbana.

A maior parte das reivindicações vem sendo executada pela Prefeitura, como novos abrigos com QR Code, melhorias nos terminais de transbordo com substituição de lâmpadas convencionais por LED, limpeza de sanitários e segurança fixa, restauração de assentos, reativação de pontos estratégicos na região comercial da cidade e ampliação do tempo de integração.

“Eu e nossa equipe técnica nos comprometemos a examinar toda a pauta que foi apresentada”, afirmou Sérgio Carneiro.

Secom – Foto: Andrews Pedra Branca

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?