junho 12, 2024

Dia dos Namorados: Prefeitura disponibiliza preservativos nas Unidades de Saúde

 Dia dos Namorados: Prefeitura disponibiliza preservativos nas Unidades de Saúde

No Dia dos Namorados, comemorado nesta segunda-feira, 12 de junho, é importante lembrar que onde há amor, há também proteção. Portanto, o uso de preservativos é necessário, mesmo em relacionamentos monogâmicos, nos quais há apenas um parceiro fixo.

Além de prevenir a gravidez, o uso de preservativos é eficaz na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Em Feira de Santana, a camisinha é disponibilizada gratuitamente em todas as unidades de saúde da rede municipal.

Para obter preservativos, basta comparecer à unidade de saúde e solicitar na recepção. Além disso, é possível realizar um teste rápido para diagnóstico de ISTs em menos de trinta minutos.

Vanessa Sampaio, coordenadora do Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS, alerta que estar em um relacionamento amoroso ou casado não garante uma relação sexual livre de riscos. “O uso de preservativos é sempre a melhor opção. Alguns infectados podem ter contraído uma IST anteriormente e viver anos sem apresentar sintomas”, ressalta ela.

Além da disponibilização de preservativos, a Secretaria Municipal de Saúde oferece outros métodos de prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), destinada a populações-chave, como profissionais do sexo que estão expostos diariamente, e a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), uma medicação que pode ser tomada até 72 horas após uma situação de risco.

Fonte Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?