junho 23, 2024

Covid 19 em Feira de Santana: Testes realizados em farmácias podem mudar os números da doença no município, alerta especialista

 Covid 19 em Feira de Santana: Testes realizados em farmácias podem mudar os números da doença no município, alerta especialista

Pesquisadora recomenda uso de máscara diante de sintomas gripais

Pesquisadora recomenda uso de máscara diante de sintomas gripais

A Bahia registrou um aumento de 131,2% de casos ativos de Covid-19, entre o dia 22 de outubro até o último dia 28 do mesmo mês. Somente neste período foram confirmados 645 casos ativos da doença. Os dados são da Semana Epidemiológica 43/2023, disponibilizados em um alerta epidemiológico.

No número total, a Bahia obteve 1.808.176 casos ativos e 31.738 óbitos por Covid-19, entre 2020 até o dia 27 de outubro de 2023.

O aumento dos casos foi registrado em Pernambuco e São Paulo e Aracajú, e também acendeu o sinal de alerta. O grupo de enfermeiros de referência técnica da Vigilância Epidemiológica , que integra a Secretaria de Saúde de Feira de Santana, revelou que testes feitos por farmácia, de forma particular, não são contabilizados e podem mudar os números contabilizados pela instituição.

Dados da Secretaria de Saúde

Os profissionais Tâmara Souza, Larissa Queiroz e Luciano Bispo reforçam que a comunidade deve realizar o teste disponível na unidade de saúde, porém, no momento a procura é pouca.

Larissa Queiroz, Luciano Bispo e Tâmara Souza(Vigilância epidemiológica)

O grupo reforçou que os testes realizados por amostra seguem sendo realizados em algumas áreas do município, porém o teste da Covid, conhecido como teste do cotonete, é incômodo e afasta as pessoas. Eles explicam a relação dos que tomaram as vacinas e as que não tomaram com a atual cepa da doença, no áudio abaixo.

Ouça a entrevista dos profissionais

Testes mensais de Covid em Feira de Santana

(745)- Maio (542)- Junho (342)- Julho
(180)- Agosto (142)- Setembro (116)- Outubro

Casos confirmados em Feira de Santana

Maio- (138) julho- (73) Julho- (21)
Agosto-(00) Setembro- (6) Outubro – (10)

Com informações de Denivaldo Costa (Rádio Subaé)

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?