junho 12, 2024

Conselheiros do Senar visitam obras da Escola de Zootecnia no Parque de Exposição

 Conselheiros do Senar visitam obras da Escola de Zootecnia no Parque de Exposição

Missão técnica desembarcou no Parque de Exposição na manhã deste sábado

Uma comitiva formada majoritariamente por membros do conselho deliberativo do Senar visitou às obras de construção da Escola de Zootecnia, no Parque de Exposição João Martins da Silva. O grupo foi recepcionado pelo prefeito Colbert Martins Filho e pelo secretário municipal de Agricultura, Alexandre Monteiro.

A missão técnica também contou com as presenças do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara; do presidente do sistema Faeb/SENAR na Bahia, Humberto Miranda; do presidente da Federaçao da Agricultura de Goiás e vice-presidente da Confederação de Agropecuária do Brasil, Mário Schreiner; além de representantes do Governo Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU).

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, observou que a missão técnica proporcionou uma experiência bastante exitosa para todos os conselheiros. “Quando estamos em Brasília, lidamos principalmente com papéis e números, mas ao visitar uma propriedade de um pequeno produtor que obtém 350 litros de leite por dia, com uma média de 22 litros por vaca, nossa percepção muda completamente. Em Brasília, é fácil ficar distante da realidade e tentar implementar políticas sem conhecer de perto a situação. Por isso, a ideia é trazer os tomadores de decisão para vivenciar e interagir com aqueles que recebem nossos serviços de assistência técnica e educação profissional”, salientou.

Carrara também exaltou o potencial agrícola de Feira de Santana e região. “Escolhemos Feira de Santana para essa missão técnica por ser um ponto central e representativo. É impressionante ver o potencial da Bahia, com sua diversidade de cadeias produtivas, que serve como um espelho para o Brasil. A Bahia é um laboratório para testar iniciativas que possam ser replicadas em todo o país, exceto no Rio Grande do Sul. Com o maior número de produtores rurais do Brasil, qualquer estratégia que funcione aqui tem grande potencial de sucesso nacional”, acrescentou.

Humberto Miranda, presidente do sistema Faeb/SENAR, ressaltou que a Escola de Zootecnia que está sendo erguida em Feira de Santana tem uma importância que vai muito além dos limites do município. “Na verdade, é uma obra do Brasil, o Centro de Excelência em Zootecnia, que não será apenas uma escola técnica, mas também um centro de produção de conhecimento. Viemos aqui para ver o nosso parque, que é um patrimônio da agropecuária baiana e brasileira”, salientou.

O prefeito Colbert Filho destacou a importância dessa escola do Senar para a cadeia produtiva em Feira de Santana. A partir do ano que vem, quando essa escola estiver funcionando, veremos um grande avanço na qualidade das pessoas formadas na área de zootecnia. Profissionais para lidar com cavalos, bois, cabras. É um centro de excelência que não é de Feira de Santana apenas, é um centro de excelência do Norte, do Nordeste e do Brasil”, declarou.

Alexandre Monteiro, secretário de Agricultura, ressaltou o papel pioneiro de Feira de Santana no cenário nacional, não apenas como um centro industrial e comercial, mas também como um protagonista no agronegócio. “Esse Centro de Excelência com certeza é um marco no ensino, no aprendizado e na melhoria genética, na melhoria da saúde animal, na busca também da melhoria da excelência genética dos equinos. Isso também vai se estender aos bovinos, à bovinocultura, então excelente para Feira de Santana, excelente para a Bahia, excelente para o Brasil”, ressaltou.

Secom – Foto : Jorge Magalhães

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?