junho 12, 2024

Confira os horários de funcionamento das unidades municipais

 Confira os horários de funcionamento das unidades municipais

Foto: Thiago Paixão – Arquivo

Os atendimentos de rotina para acompanhamento e monitoramento da saúde são realizados de segunda a sexta-feira nas Equipes de Atenção Primária (antiga Unidade Básica de Saúde) que tem funcionamento de 7h às 18h e nas Unidades de Saúde da Família- USFs que ficam abertas de 7h às 16h.

Os trabalhadores que não possuem disponibilidade durante o dia, devem procurar as USFs vinculadas ao programa Saúde na Hora, que atendem de segunda a sexta-feira, com horário estendido de 7h às 21h. São elas: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha; George Américo III e IV e Campo Limpo IV.

Além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que pode ser solicitado através do número 192, os casos de urgência e de emergência podem ser levados pelos moradores para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas que também ficam abertas 24h.

Já o Centro de Saúde Especializada (CSE) que oferece atendimentos para asma, tuberculose, hanseníase, HIV e infecções sexualmente transmissíveis, atua de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, conforme agendamento e encaminhamentos das unidades de saúde. Apenas o programa antirrábico, que oferta vacinação e orientação sobre raiva humana, abre todos os dias, também nesse horário.

O Ambulatório Municipal de Infectologia funciona das 7h às 17h. Lá ocorrem consultas com infectologistas para os casos de doenças infectocontagiosas, arboviroses, esporotricose, além de neuropediatra e programa para crianças com microcefalia. Todos os pacientes são encaminhados pelas unidades de saúde.

Além disso, tanto no CSE como no Ambulatório de Infectologia é feito o exame para diagnóstico da dengue, esse por demanda espontânea, de 8h às 11h30 e de 13h30 às 16h.

Os serviços ofertados na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acompanham o horário da pasta que é das 7h às 17h. Entre eles estão o Transporte Fora de Domicílio (TFD), o Departamento de Alta e Média Complexidade (DAMAC) e a Central Municipal de Regulação (CMR). Para todos é necessário apresentar documento de identificação pessoal com foto, cartão SUS, comprovante de residência e guia médica. Entretanto, para o TFD é exigido documento pessoal de identificação do acompanhante para cadastrar no sistema.

A atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) é feita pelo WhatsApp através do número (75) 3612-6606 ou em dez unidades que foram designadas: EAPs do Dispensário Santana, Cassa, Subaé, Caseb I, Mangabeira e as USFs do CSU, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Rua Nova e Barroquinha, e Parque Ipê. Para realizar a emissão e atualização é necessário informar RG ou certidão de nascimento; CPF e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum familiar.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferecem tratamento para uma variedade de transtornos, como ansiedade, depressão e problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas, operam das 7h às 18h. Os pacientes podem buscar ajuda de forma espontânea ou serem encaminhados pelas unidades de saúde.

Fonte Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?