maio 19, 2024

Casos da Zika estão controlados em Feira

 Casos da Zika estão controlados em Feira

Nas localidades que apresentam maior número de criadouros do mosquito a Prefeitura tem desencadeado ações de combate


Conforme dados da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, os casos da arbovirose Zika Vírus estão controlados no município. Apenas 13 casos da doença foram confirmados este ano. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

“Apesar de ser ano epidêmico para arboviroses, os casos desta arbovirose permanecem controlados no município. Porém, toda equipe está em alerta intensificando as investigações de casos suspeitos para evitar que ocorra um aumento. Vale lembrar que a Zika pode causar microcefalia nos bebês durante a gestação. Por isso é necessário que as pessoas mantenham os recipientes secos, sem água parada, evitando a proliferação do mosquito”, explicou Carlita Correia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

De acordo com o último boletim de arboviroses da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 125 municípios registraram notificação de casos suspeitos da Zika, sendo que seis apresentaram coeficientes de incidência maior ou igual a 100.

Nas localidades que apresentam maior número de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Feira de Santana tem intensificado as ações de combate com visita domiciliar.

Os agentes de combate a endemias orientam a população, fazem o bloqueio da cadeia de transmissão do mosquito e realizam o trabalho perifocal, junto a aplicação de larvicida em água parada. Locais onde há focos podem ser denunciados através do número 156.

Secom/Foto: Divulgação

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?