junho 22, 2024

Canteiro da avenida Noide Cerqueira ganha 42 mudas de árvores

O canteiro central da avenida Noide Cerqueira ganhou mais 42 mudas de árvores da espécie felicio, também conhecida como árvore-samambaia, na última quinta-feira (29). A iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana integra o projeto de construção da ciclovia.

No total, serão 200 mudas plantadas de ponta a ponta da avenida. Entre as espécies a serem plantadas estão ipê, pau-ferro, escova de garrafa, resedá e sibipiruna.

A espécie foi selecionada de acordo com o tipo de ambiente, informa o diretor do Departamento de Manutenção de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), João Falcão.

“São árvores que dão boa sombra, com copas menores para não bater na fiação e o sistema radicular menor para evitar danos à pavimentação e eventualmente a ciclovia que esta sendo construída”, pontua João Falcão.

A arborização da avenida prevê ainda o manejo de 22 árvores para dar continuidade à obra. Contudo, sete delas serão transplantadas na mesma avenida. O transplante é uma técnica para trocar a árvore de lugar sem causar danos.

“É uma prática que tem risco de perda, mas atingimos cerca de 75% a 80% de sobrevivência. Todas as espécies com risco de extinção serão reaproveitadas, seja na própria avenida ou manejadas para os parques e praças”, assegura o diretor.

A bióloga da Sesp, Joseane Amorim, observa que árvores apropriadas para avenidas contemplam as aves, flores, alimentação de pássaros e abelhas, além da questão estética.

Secom/ foto: Jorge Magalhães

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?