junho 16, 2024

Cadastro para tomografia de pulmão pode ser feito nas unidades de saúde dos bairros

 Cadastro para tomografia de pulmão pode ser feito nas unidades de saúde dos bairros

A iniciativa é do Senai Cimatec e tem o apoio da Prefeitura

Durante este mês de maio, os feirenses entre 50 e 80 anos que são fumantes ou ex-fumantes devem procurar as unidades de saúde dos bairros para fazer o cadastro de rastreamento de câncer de pulmão. A partir do dia 20, Feira de Santana receberá a Carreta de Saúde Respiratória que vai disponibilizar tomografias gratuitas para este público. A iniciativa é do Senai Cimatec e tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

Após o cadastro, os pacientes passarão por uma triagem na qual a equipe do projeto avaliará se a pessoa se enquadra para fazer a tomografia do pulmão. O atendimento será realizada em uma unidade móvel instalada na Praça Filinto Bastos, através da marcação antecipada.

A secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, destaca que o objetivo da ação é poder detectar o câncer ainda na fase precoce, evitando, desse modo, complicações geradas pela doença.

“O câncer de pulmão é um dos que mais matam e, infelizmente, a maioria dos portadores só descobre na fase mais avançada. Com a Carreta Respiratória, queremos que a nossa população que esteve exposta aos fatores de risco, como o uso prolongado do cigarro por vários anos, tenha a possibilidade de descobrir a doença num estágio que é possível intervir de maneira mais eficaz”, pontuou.

Além das unidades de saúde, o cadastro para triagem pode ser feito pelo whatsapp 71 9 9927-9041 ou via endereço eletrônico propulmao.com.br.

Secom – Foto: Danielly Freitas

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?