junho 15, 2024

Banco de Leite do Hospital da Mulher visa aumentar estoque no primeiro trimestre de 2024

 Banco de Leite do Hospital da Mulher visa aumentar estoque no primeiro trimestre de 2024

Em 2023, a média mensal de doações foi de 151 litros

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, tem estoque suficiente para suprir a demanda pelos primeiros três meses de 2024. No entanto, a unidade visa aumentar o estoque para atender a demanda crescente de leite materno.

O BLH do Hospital da Mulher coleta leite materno de doadoras externas e internas. Em 2023, a média mensal de doações foi de 151 litros, mas houve uma redução no número de doadoras em dezembro, para 133.

A coordenadora do BLH, Nadja Vieira, afirma que a equipe da unidade está trabalhando para aumentar o estoque e atender a demanda crescente. “Nosso objetivo é aumentar as taxas de aleitamento materno no primeiro trimestre de 2024”, afirma.

Nadja explica que a dispensação do leite depende do estoque de leite humano pasteurizado disponível na unidade. Sendo suficiente, é possível fornecer a toda a demanda que tiver. No entanto, a prioridade do leite doado são os prematuros da UTI Neonatal e casos especiais, diante de avaliação.

“É fundamental manter o estoque de leite humano pasteurizado e, com isso, realizar o atendimento efetivo a todas as mães externas e incentivar as mães internadas no Hospital da Mulher”, salienta.

A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, destaca que a meta do BLH para este ano é oferecer um serviço humanizado e de alta qualidade aos pacientes, melhorando assim a taxa de aleitamento materno.

“No ano passado, fizemos investimentos em equipamentos e um veículo para o BLH, para fortalecer as ações de visitas e coletas do leite materno”, afirma Gilberte Lucas.

Secom – Foto: Victória Seixas

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?