junho 12, 2024

Aplicativo voltado para segurança do ciclista é a proposta vencedora do Hackathon

 Aplicativo voltado para segurança do ciclista é a proposta vencedora do Hackathon

Maratona de mais de 30 horas de trabalho ininterrupto reuniu 14 grupos que atuam na programação

Um aplicativo voltado para o ciclista chegar de forma mais segura ao seu destino, o Movesafe, foi a proposta vencedora do Hackathon promovido pela Prefeitura de Feira de Santana. A equipe campeã, a Warr, desenvolveu a proposta em uma maratona de mais de 30 horas de trabalho ininterrupto e competiu com mais 13 grupos que atuam na programação de softwares e aplicativos para buscar soluções, exclusivamente, para a mobilidade urbana.

O resultado foi anunciado neste domingo (19), no auditório do SESI – unidade Jardim Cruzeiro. Os prêmios foram entregues pelo secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Wilson Falcão, pelo coordenador da unidade de projetos especiais do Sebrae, Antônio Carlos Borges Júnior, e por Breno Caires, CEO da Conexa e HUB Feira.

Ao utilizar o aplicativo, o ciclista terá a disposição opções de rotas com alertas em tempo real sobre o trânsito, apontando as ciclovias existentes, vias com maior volume de carros e motos, alerta de ruas perigosas e condições climáticas.

O mapa acompanha o ciclista durante o percurso e dispõe de timer para uso em modalidades esportivas. Ainda, oferece aos motoristas e motociclistas que utilizarem a plataforma alertas de vias com maior volume de ciclistas.

Um dos integrantes da equipe, William Costa, explica que a proposta apresentada prevê ainda o fornecimento de dados coletados através do aplicativo para a Prefeitura, apontando quais vias tem maior demanda de implantação de ciclovia.

A equipe vencedora recebeu R$ 4 mil; tablets para cada integrante; um curso Empretec para uma pessoa da equipe; duas mentorias com o Sebrae, conforme fase estrutural do projeto; e acesso a mentorias no HUB Feira.

“Destaco o engajamento do prefeito Colbert Martins que incentiva soluções inovadoras e tecnológicas para o município. Encerramos este evento com a proposta sugerida pelo prefeito dos participantes desta edição escolherem o tema do próximo Hackathon”, afirma o secretário Wilson Falcão.

SEGUNDO E TERCEIRO LUGARES

Em segundo lugar, a equipe Empreendedores desenvolveu um aplicativo de estacionamento inteligente que faz a reserva de vagas em estacionamentos particulares e apresenta o perfil da empresa, assim como valores e formas de pagamento. O aplicativo intitulado “ViAí” indica através do sistema de geolocalização os estacionamentos mais próximos e a possibilidade de vagas, e atende por comando de voz. É voltado para usuários e donos de estacionamento.

A equipe vice-campeã levou um tablet por componente; um curso Empretec para uma pessoa da equipe; duas mentorias com o Sebrae, conforme fase estrutural do projeto; e acesso a mentorias no HUB Feira.

O terceiro lugar, a equipe Pergamo desenvolveu o aplicativo “Trânsito Smart” ao qual propõe filtrar e centralizar as informações de trânsito resultando em um ranking de prioridades por localidades suscetíveis. A proposta é integrar o Fala Feira 156 e o Waze, que já reúnem informações sobre buracos, vias inadequadas e problemas na rua – indicando os locais prioritários para a gestão municipal atuar.

Com uso da inteligência artificial, as informações fornecidas pelos usuários serão reunidas apontando o percentual de risco de acidentes que o bairro ou localidade oferecem.

A equipe ganhou uma diária no Hotel Acalanto com café da manhã incluso para toda a equipe (quartos duplos); curso Empretec para uma pessoa da equipe; duas mentorias com o Sebrae, conforme fase estrutural do projeto; além de acesso a mentorias no HUB Feira.

Secom

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?