junho 15, 2024

Alerta sobre cuidados com rede de esgoto no período de chuvas

 Alerta sobre cuidados com rede de esgoto no período de chuvas

Diante das fortes chuvas dos últimos dias, a Embasa alerta a população para os cuidados que devem ser mantidos para o uso correto da rede coletora de esgoto. O alerta da Embasa para a população é não destinar águas pluviais (de chuvas) e nem resíduos sólidos às redes coletoras. Outra importante orientação é não abrir as tampas das estruturas de inspeção da rede de esgoto para o escoamento dos alagamentos provocados pelas chuvas.

De acordo com o gerente regional da Embasa em Feira de Santana, Raimundo Neto, o volume de esgoto no sistema de esgotamento sanitário durante o período chuvoso aumenta por causa de interligações indevidas de água de chuva e da abertura de tampas da rede durante alagamentos. Somente no último fim de semana foram geradas cerca de 300 solicitações de desobstrução da rede de esgoto no município e nas inspeções foi encontrado um grande volume de água de chuva, além de areia, pedras e lixo. “São práticas inadequadas e responsáveis pela maior parte das ocorrências de obstruções e extravasamentos nas vias públicas. A rede de esgoto operada pela Embasa não foi projetada para receber esse tipo de material”, ressalta. Bairros como George Américo e Queimadinha tem o maior número de ocorrências.

Rede de esgoto x rede de drenagem – A rede de esgotamento sanitário operada pela Embasa é responsável por coletar apenas o esgoto doméstico, ou seja, o esgoto gerado dentro das casas a partir do uso da lavanderia, vasos sanitários, pias, chuveiros. Este efluente é coletado, tratado e destinado de forma adequada. Já a rede de drenagem, que é de responsabilidade das prefeituras municipais, deve ser utilizada para escoamento de água de chuva, incluindo aquela dos ralos de quintais e calhas dos imóveis. “Parte da população costuma confundir as redes de coleta de esgoto com as redes de drenagem pluvial e, por essa razão, podem utilizar os sistemas de forma incorreta”, destaca Raimundo Neto.

Diferenças entre rede de drenagem pluvial e rede coletora de esgoto podem ser identificadas pela população. As bocas de lobo, por exemplo, pertencem à rede de drenagem pluvial, têm formato retangular e ficam paralelas ao meio-fio. Já as tampas da rede de esgoto ficam no centro das ruas e possuem a identificação da Embasa – essas tampas não devem ser abertas para escoar água de chuva.

Ascom/ foto reprodução Embasa

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?