Prefeitura inicia urbanização da Lagoa do Papagaio visando resolver problemas históricos de drenagem
Prefeitura inicia urbanização da Lagoa do Papagaio visando resolver problemas históricos de drenagem
Obras na região do Alto do Papagaio incluem limpeza do corpo d`água, pavimentação e implantação de novos equipamentos de lazer
A Prefeitura de Feira de Santana iniciou, na tarde desta quarta-feira (4), as obras de urbanização da Lagoa do Papagaio. O projeto, localizado em uma das regiões que mais cresce na cidade, próxima à Avenida Ayrton Senna, visa transformar o local em uma nova área de lazer e convivência para a comunidade, além de solucionar problemas históricos de alagamentos em condomínios vizinhos através de um robusto sistema de drenagem.
O prefeito José Ronaldo acompanhou o início dos serviços ao lado do superintendente de Operações e Manutenção (SOMA), João Vianey, e do procurador geral do Município, Guga Leal, e do secretário de Comunicação, Joilton Freitas. Durante a visita técnica, o gestor destacou que a intervenção é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Município e empresas locais, garantindo a infraestrutura necessária para a valorização da região.
“Estamos iniciando a urbanização de mais uma lagoa, em uma área que cresceu muito. Este canal está sendo trabalhado para evitar alagamentos que ocorriam em condomínios próximos. A drenagem já está praticamente concluída e agora vamos transformar este espaço, com pavimentação, árvores e, futuramente, equipamentos como academia de saúde”, afirmou o prefeito José Ronaldo.
Infraestrutura e Lazer
O projeto contempla a limpeza completa do curso d’água com o uso de escavadeiras hidráulicas para a retirada de massa verde, garantindo o fluxo adequado das águas. Paralelamente, a equipe técnica da SOMA trabalha na regularização do terreno para a implantação de calçadas, ciclovias e barreiras de proteção ao redor da lagoa, estendendo-se até o limite com a Avenida Ayrton Senna.
Segundo o superintendente João Vianey, a rede de drenagem já executada atende áreas críticas como a Rua dos Franceses e a Fagundes Filho.
“Já estamos fazendo a limpeza e a retirada da massa verde para garantir a condição de fluxo. Em paralelo, trabalhamos na regularização para reforçar a urbanização. Teremos equipamentos de lazer e a preservação deste corpo físico tão importante para a cidade”, explicou Vianey.
Solução para alagamentos e pavimentação
Além da área ambiental, a Prefeitura autorizou o início da pavimentação asfáltica das vias que receberam as intervenções de drenagem. O prefeito ressaltou que, embora obras de drenagem e esgotamento causem transtornos temporários, como poeira e interrupções no trânsito, elas são essenciais para o bem-estar dos moradores.
“Chegou o dia de colocar o asfalto. Na próxima terça-feira (10), as máquinas já iniciam o trabalho de base. Com a conclusão da base, o asfalto será aplicado imediatamente, eliminando a poeira e garantindo uma via de qualidade para todos”, pontuou o prefeito.
A obra na Lagoa do Papagaio segue o cronograma de investimentos em infraestrutura e preservação ambiental que a administração municipal tem levado a diversos bairros, a exemplo da recente autorização de serviços na Lagoa do Chico Maia. A prefeitura segue garantindo lazer e infraestrutura a população.
Secom – Foto: Washington Nery