dezembro 4, 2025

3ª Ciretran realiza mutirão de exames para habilitação de pessoas com deficiência (PCD)

 3ª Ciretran realiza mutirão de exames para habilitação de pessoas com deficiência (PCD)

A 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Feira de Santana está realizando um mutirão de exames clínicos e práticos para a habilitação de Pessoas com Deficiência (PCD) nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5). A iniciativa, que tem se tornado mensal na unidade, atende 45 pessoas neste mês de dezembro, abrangendo Feira de Santana e toda a região.

Joelton Vieira, coordenador da 3ª Ciretran, explicou que o trabalho começou com a etapa de exames clínicos nesta quinta-feira e será concluído com o exame prático na sexta-feira.

A avaliação da banca médica abrange todos os tipos de deficiência, desde que a pessoa apresente um laudo médico que diagnostique o problema. A banca é composta por três médicos, garantindo que a decisão sobre a necessidade de adaptação veicular não dependa de apenas um profissional.

“Amanhã vamos atender no exame prático, onde os médicos avaliam a necessidade de adaptação do veículo a cada usuário do sistema,” detalhou Joelton Vieira.

O foco do mutirão é em pessoas que já possuem habilitação, e não em candidatos em fase inicial de habilitação. Os exames práticos são realizados na sede da 3ª Ciretran, com o apoio de autoescolas.

O coordenador destacou o aumento na procura pelo serviço. “Começamos com a demanda entre 15 e 20 pessoas, já estamos hoje com uma demanda entre 40 e 50 pessoas mensalmente,” afirmou.

A demanda pelo exame não é espontânea. Os interessados procuram a 3ª Ciretran, onde uma psicóloga e uma atendente exclusivas para o serviço realizam o agendamento. A marcação da data é feita com antecedência, como o mutirão de dezembro, que foi programado em novembro.

A 3ª Ciretran não se restringe a Feira de Santana, atendendo pessoas de toda a região, inclusive de cidades a 300 ou 400 quilômetros de distância. “Desde a inauguração, nós estamos fazendo [o mutirão] uma vez por mês,” concluiu o coordenador.

Com informações e foto Denivaldo Costa

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?