Vistoria obrigatória da frota de ônibus de Feira prossegue até próximo dia 30
SMT Foca em Diálogo e Mudança de Comportamento para Reduzir Sinistros, diz Superintendência Ricardo Cunha
			
    Semana do Trânsito em Feira de Santana:
O encerramento da Semana Nacional do Trânsito em Feira de Santana, Bahia, nesta quinta-feira (25), marcou o pontapé inicial para uma série de ações da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) com foco na segurança dos profissionais de duas rodas. O evento, realizado no Centro de Convenções sob o tema “Segurança não atrasa, salva vidas!”, reuniu mototaxistas, motofretistas e motoristas de aplicativos, além de autoridades ligadas à mobilidade urbana.
Em entrevista ao repórter Denialdo Costa (Rádio Subaé) no local, o representante da SMT, Ricardo Cunha, destacou que a alta taxa de acidentes (sinistros) envolvendo motociclistas é, essencialmente, um problema de comportamento humano.
“O que está acontecendo é relacionado a comportamento humano. Se é comportamento humano, tem que ter mudança de comportamento,” afirmou Cunha. “A gente só vai conseguir [a mudança] sentando, conversando, dialogando.”
Cursos e Integração: A Estratégia da SMT
A SMT anunciou que o evento é o início de um trabalho contínuo. Serão oferecidos vários cursos até o final do projeto, além de palestras e apresentações teatrais, com o objetivo de trocar informações e integrar a categoria.
A meta é ambiciosa: “Até que a gente entenda que reduziu, ou acabou — eu sei que parece utópico — a quantidade de sinistro envolvendo mototaxista e motofretista em Feira de Santana.” O entrevistado expressou um sentimento de urgência e frustração com a situação: “Eu me incomodo quando um deles cai. Esse incômodo tem que passar. A gente tem que unir forças para que a gente consiga fazer alguma coisa para dar um tratamento diferente a essas pessoas.”
Regulamentação de Aplicativos: Agir sem Esperar a Lei Federal
Questionado sobre a regulamentação de aplicativos de transporte como o Uber, Ricardo Cunha informou que a cidade aguarda uma lei federal que dê suporte à regulamentação. No entanto, ele deixou clara a posição pragmática do prefeito municipal.
“A proposta do prefeito foi o seguinte: Ricardo, não interessa se tem lei federal ou não,” revelou Cunha. “Eles existem. Eles têm que ser tratados como se existissem. […] Então, independente de lei federal, independente de regulamentação, vamos abraçar e vamos tentar resolver qualquer tipo de problema que venha a aparecer com essa categoria.”
Segundo Ricardo, a procuradoria e o órgão de trânsito estão ativamente debruçados nos estudos para determinar as ações possíveis a nível local. “Nós não estamos parados,” garantiu.
Semáforos Inteligentes e Melhorias na Sinalização
Além da frente de educação e diálogo, a SMT planeja medidas de modernização da infraestrutura viária:
Sinalização: A SMT deve anunciar em breve a mudança na sinalização em pontos da cidade, como parte dos esforços para melhorar o trânsito.
Tecnologia: A implementação de semáforos inteligentes está prevista para começar no início de 2026. “Feira precisa, Feira necessita, e a gente vai começar a fazer isso,” concluiu.
Blog Central de Polícia, com informações e foto de Denivaldo Costa ( Rádio Subaé)