Tenente do Corpo de Bombeiros orienta sobre segurança nos festejos juninos

Ela alertou para os riscos de queimaduras, principalmente em crianças
Por Denivaldo Costa
Com a chegada do São João, a tradição de fogos de artifício, fogueiras e comidas típicas traz consigo riscos de queimaduras e acidentes. Em entrevista à Rádio Subaé, a Tenente do 2º Grupamento de Bombeiros Militares (2º GBM), Jessika Cerqueira, detalhou as ações de fiscalização e prevenção que a corporação realiza antes e durante os festejos juninos. O objetivo é garantir a segurança da população e evitar acidentes.
A Tenente explicou que a fiscalização começa com a localização e regularização das empresas que comercializam fogos de artifício. Os bombeiros verificam se os produtos possuem a certificação do Inmetro e se os locais de armazenamento e venda estão adequados.
“Nossa preocupação é conscientizar a população sobre o uso correto dos fogos, o posicionamento adequado das fogueiras e os cuidados no preparo de alimentos”, destacou Cerqueira ao repóter Denivaldo Costa. Ela alertou para os riscos de queimaduras, principalmente em crianças, e para a possibilidade de incêndios causados por fogos de artifício próximos a redes elétricas.
Recomendações importantes
- Queimaduras: “Nenhum tipo de substância deve ser colocado em cima de uma queimadura. Lave a região com água corrente fria por 10 a 15 minutos e procure atendimento médico. Se houver roupa aderida, não retire.”
- Membros Amputados: “Se um membro for amputado, coloque-o em um saco limpo dentro de outro saco com gelo e procure socorro médico. Nunca coloque gelo diretamente em contato com o órgão amputado.”
Ela informou que cerca de 183 militares do Corpo de Bombeiros estão atuando nos festejos juninos da região, incluindo o reforço da capital. A corporação está preparada para atender qualquer emergência e garantir a segurança da população.
Com informações do programa Ronda Policial (Rádio Subaé ) e foto Denivaldo Costa