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Secretário de Saúde se reúne com equipes da Atenção Básica e trata das mudanças no agendamento de exames e consultas

O objetivo foi alinhar ações, esclarecer dúvidas e apresentar as diretrizes da gestão
Na tarde de sexta-feira (16), o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, esteve reunido com as equipes que atuam na Atenção Básica de Feira de Santana. O encontro aconteceu em dois momentos: inicialmente com os profissionais do setor administrativo e, posteriormente, com os enfermeiros. O objetivo foi alinhar ações, esclarecer dúvidas e apresentar as diretrizes da gestão para o fortalecimento da rede.
Um dos principais temas abordados foi a implantação do novo sistema de agendamento de consultas e exames, cuja proposta é tornar o atendimento mais ágil e humanizado. “Gestão se faz com trabalho e planejamento estratégico para fortalecer a Atenção Básica”, destacou Rodrigo Matos.
Exames laboratoriais, eletrocardiogramas e raio-x já estão sendo marcados de forma imediata, permitindo que o paciente saia da unidade com a data definida. “Essa pessoa vai deixar de perambular atrás de um direito que é dela”, afirmou.
Para os demais procedimentos, o novo sistema contará com uma lista única [com uso da inteligência artificial], respeitando a ordem de chegada. Casos com prioridade serão avaliados por enfermeiros reguladores, que levarão em consideração a solicitação médica e a disponibilidade de vagas diárias. A confirmação do agendamento será enviada por WhatsApp e/ou ligação.
Rodrigo Matos enfatizou que todos os profissionais envolvidos serão capacitados para operar o novo sistema. “Vamos treiná-los quantas vezes for necessário para que tenham segurança no processo de marcação”, garantiu. Ele também reforçou o compromisso com uma gestão transparente, baseada nos princípios do SUS. “Estamos mudando porque acreditamos na eficiência do serviço público”, completou.
Desafios e avanços
Durante o encontro, o secretário apresentou os gestores das áreas de Atenção Básica, da Rede Própria, Regulação Municipal e da Atenção à Saúde. Ele reconheceu os desafios enfrentados pela rede nos últimos meses, como os problemas estruturais e a escassez de insumos, ressaltando que muitos desses entraves decorrem da necessidade de licitações, que podem levar mais de seis meses para serem concluídas.
“Tenho plena ciência da realidade da Atenção Básica. Encontramos problemas graves e, em quatro meses, conseguimos resolver grande parte deles”, afirmou Matos, acrescentando que a equipe está empenhada em superar os gargalos da rede pública.
Secom-Foto: Renata Leite