Operação Carros-Pipa: Mais de 2.000 abastecimentos realizados na zona rural este ano
Dezembro Vermelho: Prefeitura reforça ações de conscientização e prevenção ao HIV/Aids
Em Feira de Santana são 4.198 pacientes em tratamento no Centro de Referência
Com foco na prevenção e diagnóstico precoce do HIV/Aids, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica as ações da campanha Dezembro Vermelho. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população sobre os cuidados necessários para prevenir a doença e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de garantir assistência aos pacientes diagnosticados.
Em Feira de Santana são 4.198 pacientes em tratamento no Centro de Referência localizado no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE). Somente este ano, 243 novos casos foram diagnosticados contra 366 ano passado.
Durante todo o mês, serão realizadas atividades como testagens rápidas, distribuição de preservativos, palestras educativas e ações de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs) e no Centro Municipal de Referência em ISTs.
Entre esta segunda-feira (2) e sexta (6), das 8h às 16h30 sem intervalo, testes rápidos para diagnóstico da doença serão disponibilizados no CSE. No dia 9 de dezembro, próxima segunda-feira, a ação seguirá para o Shopping Popular Cidade das Compras.
De acordo com a secretária de Saúde, Cristiane Campos, a campanha é essencial para ampliar as testagens.
“O Dezembro Vermelho é um momento de mobilização para lembrar que o HIV ainda é uma realidade e que a prevenção é a melhor ferramenta. Também queremos reforçar que o diagnóstico precoce salva vidas, pois possibilita o início imediato do tratamento, garantindo qualidade de vida aos pacientes. Nosso compromisso é promover o cuidado integral, combatendo a desinformação e o preconceito”, destacou a secretária.
Além das testagens e ações educativas, a campanha busca sensibilizar a sociedade sobre os direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids, promovendo o acolhimento, a assistência e a proteção contra o estigma social.
Secom -Foto: Divulgação – SMS